Política

Presidência de Cabo Verde convida Rui Moreira para conferência sobre Poder Local e Regionalização

  • Notícia

    Notícia

#fib_PR_Cabo_Verde_13.jpg

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, participa, na próxima segunda-feira, na 6.ª edição da Semana da República de Cabo Verde, a convite da Presidência deste país. Poder local e regionalização são o mote para uma conferência conduzida pelo autarca, descrito pela Casa Civil cabo-verdiana como alguém que "pelo seu trajeto, prática e reflexão" pode ajudar a encontrar "soluções locais" para a problemática.

Recentemente, o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, visitou a cidade do Porto, tendo sido recebido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na Casa do Roseiral. Desde então, ficou lançado o convite para o autarca visitar o país.

Aproveitando agora a Semana da República de Cabo Verde, e o tema que, nesta 6.ª edição, envolve a reflexão sobre as temáticas do poder local e da regionalização, Rui Moreira desloca-se ao país como orador do painel "Poder local/ poder regional: modelos, potencialidades, riscos e limites", que terá como moderador o gestor de projetos cabo-verdiano José Almada Dias.

Para o chefe da Casa Civil da Presidência da República de Cabo Verde, Manuel Faustino, a presença de Rui Moreira - um "autarca importante e prestigiado" - no ciclo de conferências e debates sobre poder local e regionalização (um dos pontos altos das celebrações) é justificada pelo seu percurso. Fica ainda assente a convicção de que o presidente da Câmara do Porto "se tem afirmado de forma autónoma e com reflexões que extravasam o seu município".

De acordo com a Lusa, "a semana visa assinalar o 13 de Janeiro (data das primeiras eleições multipartidárias em 1991) e o 20 de Janeiro (Dia dos Heróis Nacionais), que marca o dia do assassínio, em 1973 na Guiné-Conacri, de Amílcar Cabral, fundador do então PAIGC e atual PAICV e líder dos movimentos independentistas da Guiné-Bissau e Cabo Verde".