Educação

Prémio Nobel da Medicina Paul Nurse fala no i3S sobre controlo do ciclo celular

  • Notícia

    Notícia

#mno_i3s_ext.jpg

O bioquímico Paul Nurse, Nobel de Fisiologia e Medicina em 2001, vai estar na sexta-feira, 25 de maio, no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) para falar sobre o "controlo do ciclo celular".

Nos anos 70, o investigador britânico descobriu como é controlado o ciclo celular em todos os organismos. Esta descoberta, explica a Universidade do Porto, "revolucionou o conhecimento sobre muitas doenças onde o ciclo celular está afetado, com grande impacto nas doenças humanas em que ocorrer proliferação descontrolada das células, como no caso do cancro". O trabalho de Nurse nesta área valeu-lhe, em 2001, a atribuição o prémio da academia sueca em 2001, partilhado com dois outros investigadores cujos contributos foram igualmente revelantes para o estudo do ciclo celular.

"Estamos entusiasmados com a oportunidade de partilhar conhecimento científico com um investigador ímpar como Paul Nurse", afirma Claudio Sunkel, membro da direção do i3S, citado em artigo da U.Porto. Para o responsável, a vinda do bioquímico é uma oportunidade de aprendizagem também "noutros campos: Paul Nurse foi responsável pela criação do Francis Crick Institute que juntou várias instituições, à semelhança do que estamos a fazer no i3S".

A palestra de Paul Nurse sobre "o controlo do ciclo celular", uma das áreas fortes do i3S, por estar na base do cancro de outras doenças que se estudam no instituto portuense, tem início às 12 horas e é de entrada livre.

Além da palestra, o investigador participará noutras iniciativas, nomeadamente numa sessão informal sobre a "história por detrás do curriculum" científico.