Sociedade

Prémio António Sérgio 2016 entregue ontem no Porto

  • Notícia

    Notícia

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado em 2012 pela CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, foi ontem entregue no Porto, numa cerimónia pública realizada no Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis.

Foi a primeira vez em cinco edições que o Porto acolheu esta cerimónia, presidida pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e que contou com várias figuras da cidade, nomeadamente, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Atribuído anualmente, o Prémio António Sérgio constitui uma forma pública e solene de homenagear as pessoas, singulares ou coletivas, que se tenham distinguido em domínios relevantes no setor da economia social.

Selecionados por um júri constituído por elementos da CASE e representantes das suas entidades cooperadoras, os prémios desta quinta edição dividiram-se por cinco categorias: Inovação e Sustentabilidade; Estudos e Investigação; Formação Pós-Graduada; Trabalhos Escolares; e Prémio Especial Personalidade do Ano.

A cada uma das quatro primeiras categorias corresponde um prémio de 3.000€.

O vencedor do Prémio Especial Personalidade do Ano foi atribuído a Rui Namorado, professor jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), fundador, em 1981, do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (CECES/FEUC). Rui Namorado é também investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Na cerimónia pública realizada esta quarta-feira, foram ainda entregues os seguintes prémios:

Categoria de Inovação e Sustentabilidade:
Associação Leque - Projeto EKUI, Alfândega da Fé
CLIP - Recursos e Desenvolvimento, Lisboa (menção honrosa)
U.DREAM - Projeto Um Sonho Universitário com (Tr)Impacto, Maia (menção honrosa)

Categoria de Estudos e Investigação:
Associação Cultural Moinho da Juventude - Sabura 2004 - 2014, Amadora

Categoria de Formação Pós-Graduada:
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia
Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social, Santarém

Categoria de Trabalhos Escolares
Agrupamento de Escolas de Argoncilhe - Projeto HIPPO, Santa Maria da Feira