Ambiente

Praias têm nova bandeira que indica qual a zona mais recomendada para banhos

  • Notícia

    Notícia

As praias do Porto dispõem de uma nova bandeira no areal, com uma risca vermelha e outra amarela, que indica a zona recomendável para os banhistas entrarem na água.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, a nova bandeira (sempre colocada aos pares) é importante para quem não sabe identificar um agueiro - correntes marítimas que se formam perpendicularmente à linha de areia e que são demasiado fortes para se lutar contra elas - pois indica que o espaço delimitado pelas duas é uma zona segura para tomar banho e nadar.

A localização da nova sinalética varia ao longo do dia e de um dia para outro. É controlada pelos nadadores-salvadores, tendo em conta a morfologia da praia, as condições do momento, a corrente, as marés e a existência ou não de agueiros.

A bandeira entrou este ano na legislação portuguesa e também noutros países europeus que tenham adotado esta sinalização, mas é apenas uma recomendação e não representa qualquer tipo de interdição.

Recorde-se que o Porto garante "Bandeira Azul" e a "Qualidade ouro" em oito das suas praias, mantendo ainda o galardão de "Praia Acessível" nas praias do Homem do Leme e Carneiro. Para esta época balnear, a Câmara do Porto lançou, através da empresa municipal Águas do Porto, a campanha de sensibilização "Lufada de Mar Fresco" que cobre todos os equipamentos das praias do Porto. O objetivo é chamar a atenção para a importância das florestas marinhas e do seu papel na qualidade do ar.