Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Praias do Norte na rota do surf com o Porto & Matosinhos Wave Series
03-05-2017

Pelo segundo ano consecutivo, as praias do Porto e de Matosinhos vão ser palco de um vasto conjunto de eventos ligados ao surf com o Porto & Matosinhos Wave Series 2017.


O programa inclui sete competições, desde o surf ao "longboard" ou ao "stand up paddle", além de um vasto conjunto de atividades paralelas, como desporto adaptado, batismos de surf, conferências e exposições de fotografia.


"A Frente Atlântica está de boa saúde, com um conjunto de atividades articuladas", referiu Rui Moreira, na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu esta manhã, na Praia Titan, em Matosinhos. O presidente da Câmara do Porto destacou a importância que o surf tem assumido em Portugal, mas que, "infelizmente", "tem andado longe do Norte".


"Temos imensos praticantes de surf entre Porto e Matosinhos e é uma atividade que queremos muito desenvolver", disse, explicando que o investimento por autarquia é relativamente baixo, na ordem dos 15 mil euros.


Também Eduardo Pinheiro, autarca de Matosinhos, referiu a aposta estratégica neste desporto e destacou as qualidades ímpares das praias dos dois municípios da Frente Atlântica. "Temos praias com características únicas, praias urbanas, com um acesso privilegiado", como, por exemplo, a "proximidade do aeroporto" ou "o metro à porta".


"É um evento muito completo, porque engloba quase todos os desportos da federação", acrescentou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa do Surf.


Opinião partilhada por Marcelo Martins, promotor da iniciativa, que também destacou os momentos extra competição, como os batismos de surf para crianças carenciadas, ações de surf adaptado para crianças com mobilidade reduzida e ainda workshops de treino de apneia para surfistas.


Após a apresentação do cartaz, seguiu-se um batismo de surf para estudantes estrangeiros, com o objetivo de promover a prática de surf daqueles que escolheram ambas as cidades para estudar.


O Porto & Matosinhos Wave Series arranca já este fim de semana, 6 e 7 de maio, com o Circuito Regional do Surf do Norte, uma etapa de apuramento para o Campeonato Nacional. A prova vai juntar na Praia Internacional do Porto atletas dos 12 aos 18 anos, masculinos e femininos. O programa estende-se até setembro, dias 2 e 3.