Sociedade

Postos de carregamento elétrico para automóveis já têm localização

  • Notícia

    Notícia

#fib_posto_carregamento_eletrico_01.jpg

Filipa Brito

Já são conhecidas as localizações  dos primeiros 10 Postos de Carregamento Elétrico (PCE) para automóveis, que vão ser instalados na cidade até ao final do primeiro semestre deste ano.

Os locais definidos pelo Município são:

> Praça de Francisco Sá Carneiro

> Rua de Nove de Julho

> Rua de Leonardo Coimbra

> Avenida do Conselho da Europa

> Avenida do Parque

> Rua do Dr. José António Marques

> Rua de Henrique de Medina

> Rua do Jornal de Notícias

> Rua de Nove de Abril

> Rua de José Gomes Ferreira

O anúncio para a atribuição de licença foi lançado a 24 de dezembro último e o prazo de candidaturas decorre em 60 dias seguidos, a contar do dia útil seguinte ao da publicação do anúncio, de acordo com as regras definidas.

Cada candidatura deve ser feita em requerimento próprio, disponível no Balcão de Atendimento Virtual  (BAV), e apresentada uma por cada /licença/local, a qual será titulada pelo respetivo alvará, que indicará o número de postos a instalar, sendo no mínimo exigido um e no máximo admitidos três. Se houver mais do que um interessado elegível por cada posto, será feito um sorteio.

A instalação de postos de carregamento de veículos elétricos em domínio municipal foi uma medida decidida pelo Município no âmbito da estratégia de construção de uma cidade sustentável. Aliás, tem em conta a previsão de crescimento do número de veículos elétricos em circulação, fruto das políticas de incentivo à redução de emissões de CO2 e às restantes políticas aplicadas na cidade no domínio da sustentabilidade ambiental.

Recorde-se que a própria Câmara do Porto tem apostado nos últimos anos no setor da mobilidade elétrica, quer ao nível da aquisição de veículos elétricos para a sua frota quer ao nível da promoção de iniciativas neste âmbito, nomeadamente através da discriminação positiva nas políticas de estacionamento nos Parques Municipais.