Cultura

Postais ilustrados mostram como era o Porto de outrora

  • Notícia

    Notícia

postais_ilustrados_porto.jpg

"Porto. Postais ilustrados antigos nas coleções da BPMP" é um dos mais relevantes fundos documentais que as Bibliotecas Municipais do Porto reservam. São mais de 700 postais para ver sem sair de casa, que mostram como eram as ruas, mercados e jardins da cidade, desde o final do século XIX.

Do acervo iconográfico do Município do Porto destaca-se uma vasta coleção de bilhetes-postais ilustrado e, dentro dela, há um núcleo particular de postais ilustrados antigos do Porto, cujas temáticas e características, mereceram, desde meados da década de 80, dedicado interesse, traduzindo-se numa série de publicações e de exposições.

O alcance desta coleção, de mais de sete centenas de documentos, culminou num projeto de digitalização, conduzido pelos serviços municipais da Cultura, cuja dupla face, entre a preservação e a divulgação, permitiu fazer chegar até nós, em formato eletrónico, uma cópia de cada exemplar que lhe pertence.

Das margens do rio, às ruas, mercados e jardins, revisite memórias de um Porto antigo, quase desconhecido, em jeito de exposição virtual.

Consulte a coleção AQUI.