Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Portugueses de todas as idades homenageiam Forças Armadas na Baixa
09-06-2017

Militares e civis, juntos e muitos: foi este o cenário humano que esta manhã o Presidente da República encontrou na Avenida dos Aliados, logo após o início, com o hastear da Bandeira Nacional, das cerimónias oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


Com a habitual disponibilidade para receber as manifestações de carinho dos cidadãos, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a mostra das Atividades Militares Complementares e elogiou a homenagem que "portugueses de todas as idades" fizeram às Forças Armadas (FA).


"Esse é o objetivo destas atividades complementares: ser uma ponte entre as FA e o povo. As Forças Armadas são o povo em armas, preparado para permanentemente servir Portugal. O povo percebe isso e acorre em massa", referiu o chefe de Estado e comandante supremo das Forças Armadas, em declarações aos jornalistas, depois da visita à ampla demonstração de meios e capacidades militares que permanece na Avenida dos Aliados até domingo, no âmbito das celebrações oficiais do 10 de Junho.




O Presidente da República deslocou-se, depois, até à Praça D. João I, onde estão expostos mais meios das Forças Armadas, nomeadamente uma piscina e uma escalada rapel.


O programa oficial do chefe de Estado prossegue esta tarde, com vários pontos na agenda, designadamente a visita a uma exposição sobre o Foral do Porto. Estará, ainda, na Associação Somos Nós e assistirá a um concerto de órgão na Sé do Porto.


Amanhã, Marcelo Rebelo de Sousa preside às cerimónias do 10 de Junho na Foz, antes de partir para o Brasil pela hora do almoço. O programa, que integra parada e desfile com perto de 1500 militares, estende-se pela manhã, a partir das 10 horas, impondo condicionamentos de trânsito.