Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Portugal Fashion faz desfilar a moda nacional por vários espaços da cidade
17-10-2017

Criadores reconhecidos, novos talentos e marcas nacionais dão a conhecer as coleções da Primavera-Verão 2018, entre quinta-feira e sábado (19 a 21 de outubro), na 41.ª edição do Portugal Fashion. O evento divide-se entre o Museu do Carro Elétrico, Alfândega do Porto, Cais Novo e antigo Matadouro Industrial. Neste complexo desativado, em processo de reconversão, à moda junta-se a street art.


Após um sábado em Lisboa, o Portugal Fashion volta ao Porto para três dias de criatividade e tendências. Somando mais de 30 desfiles, propostas de 17 criadores consagrados e emergentes, oito jovens designers, 12 estudantes de seis escolas de moda e 10 marcas de vestuário e calçado, esta edição é marcada pela "heterogeneidade dos desfiles", o que "reflete o dinamismo, versatilidade e modernidade da moda portuguesa e da fileira têxtil, que continuam a somar êxitos internacionais quer em termos de notoriedade em passerelle, quer em termos de exportações" - realça Adelino Costa Matos, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), entidade que organiza o evento há mais de 20 anos, em parceria com a ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.


O primeiro dia, na próxima quinta-feira e no Museu do Carro Elétrico, é integralmente dedicado a jovens designers do Bloom, projeto para descoberta, promoção e apoio a novos talentos da moda.


Na sexta-feira, o line up é um misto de novos talentos e valores afirmados: integra quatro criadores emergentes (Carla Pontes, Estelita Mendonça, Susana Bettencourt e Hugo Costa) e os consagrados Júlio Torcato, Diogo Miranda, Anabela Baldaque e Miguel Vieira. Todos estes desfiles têm lugar na Alfândega do Porto.


O 41.º Portugal Fashion encerra no sábado com um programa abrangente: no alinhamento cabem a moda de autor, o pronto-a-vestir, a alfaiataria e o calçado. O destaque vai para os desfiles de Katty Xiomara, no antigo Matadouro Industrial do Porto, e de Luís Buchinho, no Cais Novo.


No matadouro desativado em Campanhã, futuro polo social, cultural e empresarial, o desfile de Katty Xiomara servirá de pretexto para uma grande festa da cultura urbana. Com gestão artística da Circus Network, 14 artistas de street art vão pintar um mural de 60 metros no edifício, recriando o ambiente de Miami e, em particular, do Wynwood Arts District, que inspira a nova coleção da criadora.


A ideia é que esta intervenção artística sirva não só de cenário do desfile, mas também de evento de despedida do antigo matadouro, criando um novo local de street art até ao edifício entrar em obras.


De regresso à Alfândega, o evento prossegue, no início da tarde de sábado, com os desfiles de Nuno Baltazar e Alexandra Moura. O programa do último dia inclui ainda o desfile coletivo de marcas de calçado e vestuário, desde o pronto-a-vestir à alta-costura da estilista Micaela Oliveira e a alta alfaiataria.

 

41.º Portugal Fashion Primavera-Verão 2018

Quinta-feira, 19 de outubro - Museu do Carro Elétrico | 12h00-23h00 | Bloom

Sexta-feira, 20 de outubro - Alfândega do Porto | 16h00-23h30 | Vários desfiles

Sábado, 21 de outubro - Antigo Matadouro Industrial do Porto | 11h00 | Katty Xiomara + street art

Casa do Cais Novo | 13h00 | Luís Buchinho

Alfândega do Porto | 15h00-23h30 | Vários desfiles