Sociedade

Portugal Fashion começa hoje no Porto com desfiles no Parque da Cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_portugal_fashion_17.jpg

Pedro Figueiredo

Os portugueses Anabela Baldaque, Estelita Mendonça e Júlio Torcato apresentam, nesta quinta-feira, as suas coleções outono/inverno 2018/19 no Portugal Fashion que, pela primeira vez, se realiza no Parque da Cidade do Porto.

Foi criada uma estrutura amovível com dez mil metros quadrados de área, batizada de "cidade da moda", oito mil dos quais cobertos e três zonas de passarelas com mil metros quadrados cada, uma forma de agilizar o calendário dos desfiles, segmentar públicos e facilitar a circulação de espectadores, explicou à Lusa Rafael Alves Rocha, diretor de comunicação do Portugal Fashion.

Na 42.ª edição da iniciativa estão previstos 34 desfiles que, nesta quinta-feira, têm início marcado para as 15 horas, com a apresentação das peças de oito finalistas do Espaço Bloom, projeto que apoia os jovens 'designers' portugueses.

No âmbito do projeto Bloom vai ter lugar o Bloom Intershow Music, com música a cargo de DJ Kitten (14,30 e 21 horas) e White Haus (19 horas).

A partir das 21 horas, a passarela principal recebe as novas coleções dos 'designers' Anabela Baldaque, Estelita Mendonça e Júlio Torcato, que assinala 30 anos de carreira.

Após iniciar a 17 de março a programação de desfiles em Lisboa, o Portugal Fashion encerra no sábado, com o desfile de Diogo Miranda, pelas 23 horas. Ainda no último dia são apresentadas as coleções para a próxima estação fria de Luís Onofre (22,30 horas), Katty Xiomara (16 horas), Nuno Baltazar (15 horas), assim como das marcas Dielmar (21,30 horas), Lion of Porches (20 horas), Ana Sousa (19 horas) ou Concreto (18 horas).

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização - Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.