Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto/Post/Doc põe o foco no arquivo e pós-memória
27-07-2017
O festival de cinema documental Porto/Post/Doc vai dar particular atenção aos arquivos e às pós-memórias na edição deste ano, que decorre no Teatro Municipal do Porto - Rivoli e no Passos Manuel entre 28 de novembro e 3 de dezembro.

Contando com o apoio da Câmara do Porto, o festival vai apresentar um programa específico composto por "filmes recentes que utilizam material de arquivo, aprofundando um debate sobre a memória e sobre o passado".

Além da utilização de peças de arquivo para a criação de novas narrativas, o festival pretende também dar protagonismo a "novos realizadores que não presenciaram os factos de que se ocupam", ou seja, possibilitando a "utilização do arquivo como meio de ativar uma pós-memória" e estimular "a desconstrução das memórias 'oficiais'".

A par dessa vertente, a quarta edição do Porto/Post/Doc inclui o Fórum do Real, com um conjunto de painéis e debates sobre a utilização dos arquivos em novas criações.

O festival integra ainda a competição internacional de 12 filmes (com inscrições abertas até setembro) e várias secções paralelas, como Transmission (cinema e música), Doc is the New Black (fashion & style) ou Cinema Falado (filmes falados em português), bem como um Projeto Educativo - o School Trip - direcionado para três faixas etárias (crianças, adolescentes e universitários), que foi desenvolvido na última edição e que terá um crescimento em 2017.