Desporto

Porto volta a receber Rally de Portugal este ano

  • Notícia

    Notícia

#fib_rally_final_16.jpg

Filipa Brito

Câmara do Porto e ACP estão a estudar novo traçado para a Street Stage do Rally de Portugal que em 2016 constituiu um enorme êxito. A prova do campeonato do Mundo regressa assim às ruas da Invicta e promete retorno de milhões em todo o Mundo.

A autarquia e o organizador do premiado rali querem levar a prova até à zona dos Clérigos, num traçado que permitirá ainda mais zonas de público e melhor mobilidade da cidade.

Em 2016, pela primeira vez, o Campeonato do Mundo de Ralis entrou na cidade de forma competitiva e o trabalho extraordinário da organização permitiu que a Avenida dos Aliados e Avenida da Ponte, onde maioritariamente decorreu a competição, estivessem interrompidas ao trânsito apenas no dia da prova. Este ano, o plano de mobilidade será semelhante, mas toda a zona da Trindade será liberta para facilitar as acessibilidades, acesso ao Metro e parques de estacionamento e ao Hospital.

Em contrapartida, a zona dos Clérigos será pela primeira vez utilizada como cenário, naquela que promete ser uma das imagens mais impactantes do Campeonato Mundial.

A Câmara do Porto tem optado por uma política de alternância de grandes eventos desportivos mundiais, tendo recebido sucessivamente o Campeonato do Mundo de F1 de Motonáutica, o Mundial de Ralis, RedBull Air Race e, agora, de novo, o Rally de Portugal.

A Câmara do Porto considera que o Rally de Portugal apresenta um binómio investimento/retorno dos mais atraentes. Em 2017 a prova, mesmo sem a Street Stage do Porto, resultou num retorno de 137 milhões de euros para o País.

Reportagem da prova em 2016