Sociedade

Porto vence a candidatura europeia para organizar o Cities Forum em 2019

  • Notícia

    Notícia

#mno_postais_porto_04.jpg

A candidatura da cidade do Porto foi escolhida como vencedora pela Comissão Europeia de entre as várias cidades de diferentes países interessadas em receber o Fórum das Cidades do próximo ano.

Após um processo de seleção por parte da DG REGIO (Direção Geral para as Políticas Regionais e Urbanas), a Comissão Europeia decidiu que o Porto terá a responsabilidade de acolher e organizar o evento de caráter bienal, que se realiza em coorganização pela Comissão Europeia e a cidade anfitriã.

O Cities Forum 2019 vai reunir os principais intervenientes aos níveis europeu, nacional e local, para debater o progresso da Agenda Urbana para a União Europeia e a dimensão urbana da Política de Coesão, bem como a resposta da União à dimensão urbana da Agenda 2030/Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana das Nações Unidas.

A anterior edição do Cities Forum realizou-se em 2017, em Roterdão, e congregou mais de cinco centenas de agentes urbanos em dois dias de intensa atividade.

Após essa experiência, algumas cidades propuseram à Comissão Europeia coorganizar a edição seguinte, a realizar em 2019, o que motivou a decisão de promover uma candidatura aberta a todas as cidades europeias interessadas.

Com a vitória da cidade do Porto, o IV Cities Forum será realizado na Invicta no final do ano e prevê-se que reúna também entre 500 e 600 participantes para analisar a temática da urbanidade.

Veja o vídeo produzido pelo Ponto URBACT Nacional sobre a participação da cidade do Porto em redes URBACT*, testemunha do seu forte envolvimento nas temáticas urbanas no nível europeu.

*URBACT - programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável