Educação

Porto vai transformar-se em 2019 na capital mundial da programação informática

  • Notícia

    Notícia

fib_empresa_tecnologica_programacao_informatica_02.jpg

Filipa Brito

O Porto vai acolher a final mundial de 2019 do International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maior, mais antiga e mais prestigiada competição de programação informática do mundo. A organização da 43.ª edição do evento está a cargo da Universidade do Porto (U.Porto) e vai realizar-se de 31 de março a 5 de abril, na Alfândega do Porto.

O concurso internacional de programação, que conta com o apoio da Câmara do Porto, entre outros, vai reunir os "1500 melhores estudantes universitários de informática do mundo que irão competir pelo título de campeão mundial", revelou hoje a instituição no seu site de notícias.

Estes 1500 participantes resultam do apuramento depois de mais de 400 eliminatórias realizadas em todo mundo, que contaram com a participação de 50.000 estudantes de informática provenientes de mais de 3.000 universidades de 111 países.

Os participantes tentarão resolver cerca de uma dezena de problemas de programação baseados em cenários da vida real, com um único computador e um tempo limite para a sua resolução. A equipa que resolver o maior número de problemas no menor número de tentativas e no menor tempo cumulativo será declarada campeã do mundo.

Na edição de 2018, organizada pela Universidade de Pequim, foi a equipa da Universidade Estatal de Moscovo a vencedora.

Com mais de 320.000 antigos participantes espalhados pelo mundo, as finais do ICPC são transmitidas em direto para todo o mundo e seguidas por milhares de pessoas através da Internet. A cidade do Porto transformar-se-á por isso na "capital mundial" da programação informática durante o próximo ano.

Sobre a competição 

O ICPC tem suas raízes no ano de 1970, quando a primeira competição foi organizada por pioneiros da International Honor Society for the Computing and Information Disciplines. A iniciativa foi replicada nos Estados Unidos e no Canadá como um programa inovador para aumentar a ambição, a capacidade de solução de problemas e as oportunidades para os melhores estudantes no campo da computação.

O concurso evoluiu para uma competição de múltiplos níveis, com o primeiro campeonato a ser organizado em 1977. Desde então, expandiu-se para uma colaboração mundial de universidades que recebem competições regionais e promovem equipas para a fase final do campeonato mundial, o ICPC World Finals.

Esta é a principal competição de programação global conduzida por e para as universidades dos cinco continentes. O ICPC é afiliado à Fundação ICPC e está sediado na Baylor University (EUA).