Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto vai ter autocarros da STCP a circular sem motorista a partir do outono
20-05-2020
Os autocarros autónomos chegam ao Porto, concretamente à zona da Asprela, no próximo outono, no âmbito de um projeto internacional em que a STCP - Sociedade de Transportes Coletivos do Porto participa. Os testes vão ser feitos em mini bus, mais conhecidos como shuttles.

Os shuttles estarão capazes de contornar obstáculos, como carros estacionados. Como tal, a Asprela foi o local escolhido para testar os novos veículos inteligentes, pois além de ser uma zona movimentada, é nesta área "onde estão concentrados universidades e o Centro Hospitalar Universitário de São João, sendo uma das principais frotas da STCP na cidade Invicta", destaca a Agência Nacional de Inovação em comunicado.

Os testes enquadram-se num projeto internacional que a operadora de transportes exclusiva da cidade do Porto integra, sendo mesmo a única empresa a nível nacional a participar do consórcio composto pelo Forum Virium Helsinki, na Finlândia, e pelos municípios de Helmond, na Holanda, Gjesdal, na Noruega, e Lamia, na Grécia.

O FABULOS, assim se designa o projeto, tem como objetivo trazer "melhorias no nível do serviço" e permitir "uma economia substancial de custos numa das principais zonas de oferta de transportes públicos", adianta a mesma fonte.

A iniciativa é suportada com fundos comunitários do Horizonte 2020, na ordem dos 7 milhões de euros, e encontra-se na última fase da sua implementação. Possibilitar o desenvolvimento sustentável do transporte público e, sobretudo, "tornar cada vez mais possível uma realidade futura com menos carros", são os propósitos finais deste projeto pioneiro em solo nacional.

Apesar de não ter motorista, os veículos podem vir a contar com a presença de uma pessoa que terá a missão de garantir a segurança dos passageiros durante as viagens.