Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto vai ser uma cidade com Festas Felizes e uma vasta programação natalícia
25-11-2016

A inauguração da Árvore de Natal, que será uma vez mais erguida na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, e a ligação das iluminações natalícias na cidade, a partir das 17,30 horas do dia 1 de dezembro, marcam o arranque do vasto programa de animação que a Câmara do Porto preparou para esta quadra.


Aproveitando o feriado, serão também inauguradas a 1 de dezembro as duas pistas de gelo natural que até 8 de janeiro de 2017 estarão em funcionamento: uma na Praça Mouzinho de Albuquerque (vulgo, Rotunda da Boavista) e outra na Praça da Batalha.


Na Rotunda da Boavista, a oferta será uma vez mais a dobrar, já que tal como no ano passado haverá uma pista coberta e outra descoberta (embora ligadas entre si). Além das pistas de gelo, a chamada Praça da Fantasia incluirá outros divertimentos, como uma rampa de gelo, carrosséis, jogos tradicionais, o espaço Cinema 5D e até uma Casa do Pai Natal.


Do outro lado da cidade, caberá este ano à Praça da Batalha receber a pista de gelo que no ano passado ficou alojada na Avenida dos Aliados.


Esta alteração proporcionará uma nova dinâmica à zona dos Aliados, por tradição, um dos locais de maior afluência de público durante o Natal. O espaço será agora transformado numa Praça, que convida a estar e brincar em família, com estruturas como baloiços e um caminho de luz que convida a percorrer cada uma das placas centrais, mantendo sempre contacto visual com a Árvore de Natal, este ano com 30 metros de altura.


Haverá momentos de programação associados à Árvore de Natal, reforçando o que é hoje uma tradição já enraizada na cidade durante esta quadra. De forma a coincidir com o momento de ligação das luzes, as várias iniciativas previstas para este local (desde espetáculos de dança, novo circo, concertos de música e oficinas de contos) decorrerão ao final da tarde, a partir das 17,30 horas.


Outra novidade na Avenida dos Aliados é a criação do espaço OBRA, que ocupará uma loja situada no n.º 195, de 1 a 23 de dezembro. Será um espaço literalmente para brincar e onde os mais pequenos poderão participar, de quinta-feira a domingo, em oficinas de criação e recriação de brinquedos (velhos, danificados ou simplesmente parados). Todos são convidados a trazer os seus próprios brinquedos e a pôr mãos à obra!


No mesmo espaço, mas de 26 a 30 de dezembro, entre as 15 e as 17 horas, decorrerão, também, oficinas abertas de novo circo, centradas nas técnicas de malabarismo e equilibrismo.


Procurando traduzir em experiências afetivas a fama do Porto enquanto cidade hospitaleira, as propostas de animação vão espalhar-se um pouco por toda a cidade, incluindo à zona envolvente do Mercado do Bolhão e à Praça da Batalha, propondo um ligação ainda maior do público, residente e visitante.

 

As performances de rua, a animação circense, o ciclo de concertos Natal à Porta, os coros de Natal, as decorações de montras e as feiras e mercados de artesanato, são alguns exemplos das muitas iniciativas programadas.