Sociedade

Porto vai celebrar os 200 anos da Revolução Liberal com diversas iniciativas

  • Notícia

    Notícia

Várias atividades vão assinalar na cidade do Porto as comemorações dos 200 Anos da Revolução Liberal de 1820, com destaque para a realização de um congresso internacional no próximo ano. A organização do conjunto de iniciativas está assegurada pela Câmara do Porto e pela Fundação Minerva / Universidade Lusíada, através de um protocolo hoje assinado, na Casa do Infante.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, firmou o documento, juntamente com João Redondo, presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva e Afonso D'Oliveira Martins, reitor da Universidade Lusíada.

As comemorações irão iniciar-se ainda em 2019 e prolongar-se ao longo do próximo ano e pretendem enfatizar a importância histórica, política, social e cultural da efeméride para a cidade, a região e o país, uma revolução que ocorreu a 24 de agosto de 1820 no Porto e que levou ao Constitucionalismo Português.
Celebrar a História e o inconformismo que vai criando a mudança é o intuito da cidade.

Entre as várias iniciativas a realizar, a Câmara do Porto organizará uma exposição biblio-iconográfica sobre a Revolução Liberal, diversos colóquios e irá contribuir para a publicação dos textos políticos de José Ferreira Borges.

Entre outras disposições, o Município compromete-se, também, a apoiar o projeto de investigação científica da Universidade Lusíada científica "Dois Séculos de Constitucionalismo Eleitoral (1820-2020)" e a conferência internacional marcada para setembro de 2020 na Universidade Lusíada Norte, um encontro científico internacional na área da História Constitucional.