Sociedade

Porto vai à Cimeira para a Ação Climática defender a descarbonização dos transportes de mercadorias

  • Notícia

    Notícia

#mno_carro_electrico_ambiente_03.jpg

A próxima segunda-feira, 23 de setembro, pode tornar-se crucial para o ambiente do Planeta com a realização da Cimeira Global de Ação Climática convocada para Nova Iorque pelo Secretário-Geral das Nações Unidas e na qual a cidade do Porto está ativamente empenhada.

A campanha internacional "Call for Zero-Emission Freight Vehicles", a que o Porto aderiu, está a caminho da Cimeira Global de Ação Climática que se realiza no dia 23 na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, e que é a primeira reunião mundial sobre alterações climáticas realizada após o Acordo de Paris, negociado em 2015 durante a COP21 (Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas).

O Porto aderiu em abril passado a esta campanha, que totaliza atualmente 66 organizações signatárias, o que representa uma procura coletiva de 117.428 veículos de carga com emissão zero, tendo sido integrada na iniciativa conjunta ACT - Action Towards Climate-friendly Transport (Ação por um Transporte Amigo do Ambiente).

A ACT, que irá ser apresentada durante a cimeira no âmbito da temática dos Transportes, reúne diversos governos a vários níveis, organizações do setor privado, a sociedade civil, entidades das Nações Unidas e outros stakeholders. Tem como objetivo traçar caminhos claros nos campos da definição de quadros de políticas, dos transportes integrados e do planeamento urbano, do transporte não-motorizado e das infraestruturas de transportes públicos e da substituição de frotas por veículos sem emissões.

De forma a maximizar a oportunidade que a presença nesta cimeira proporciona, a Câmara do Porto assinou com várias entidades proponentes uma declaração de intenções no sentido de apoiar a iniciativa e chamar a atenção para a temática da descarbonização dos transportes e o reforço da mobilidade sustentável.

A ACT - Action Towards Climate-friendly Transport estará também presente na Conferência para as Alterações Climáticas das Nações Unidas (COP25) que está marcada para Santiago, no Chile, de 2 a 13 de Dezembro de 2019, na qual será apresentado o roteiro para a ação da iniciativa.