Sociedade

Porto traz dupla vitória do Festival Internacional de Cinema e Turismo - Art&Tur

  • Notícia

    Notícia

#fib_premio_Porto_Film_Commission.jpg

A cidade do Porto alcançou a vitória no Festival Internacional de Cinema e Turismo - Art&Tur, conquistando não um mas os dois primeiros prémios em disputa, tanto na competição nacional como na internacional.

"Um cenário para todas as histórias" é o título filme que o Município do Porto apresentou a concurso na 12.ª edição do festival e que promove o Porto enquanto destino de cinema e audiovisual. São cerca de cinco minutos de divulgação da História, modernidade, património, paisagem e ambiente da cidade, realizados por André Tentúgal.

A cerimónia de entrega dos prémios do Festival Art&Tur, que teve lugar na passada sexta-feira em Torres Vedras, culminou o processo de análise e avaliação das candidaturas oriundas de 52 países, de todos os continentes, num total de 331 filmes a concurso (219 filmes submetidos à competição internacional e 112 filmes submetidos à competição nacional).

O júri da competição nacional, na categoria "Destinos Cinematográficos", deliberou atribuir o 1.º Prémio ao Porto. Da mesma forma, o júri da competição internacional, na categoria "Film Locations", não teve qualquer dúvida em decidir que o filme do Porto foi o melhor que se apresentou a concurso, atribuindo-lhe também o 1.º prémio.

Recorde-se que também na votação do público a candidatura do Porto esteve em destaque e ocupou o 1.º lugar durante quase todo o período da votação, passando para 2.º apenas nas horas finais e, mesmo assim, com grande vantagem sobre a candidatura seguinte. A dupla vitória atribuída pelos júris, compostos por especialistas de vários países, veio assim confirmar a qualidade do trabalho de promoção da cidade do Porto.

Desta forma, o Porto conta, a partir de agora, com duas "Dulcineias" que contribuem para dar a conhecer e promover a cidade junto de realizadores e produtores, enquanto local para gravação de cinema e vídeo, tendo em conta a multiplicidade de cenários que o Porto pode oferecer.