Cultura

Porto tem sugestões para celebrar as Jornadas Europeias do Património

  • Notícia

    Notícia

#mno_arte_publica_juliao_sarmento_11.jpg

Miguel Nogueira

A Câmara do Porto desenhou uma série de iniciativas para as Jornadas Europeias do Património 2017, que decorrem nestes sexta-feira, sábado e domingo e têm como tema "Património e Natureza".

Com este tema, a Direção-Geral do Património Cultural pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades. 

Nesse espírito, a relação Património e Natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e económico equilibrados. 

Respeitando tais princípios, as atividades concebidas pela Câmara do Porto para estes dias são novamente realizadas pela Divisão Municipal de Museus e Património Cultural, Casa do Infante, Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), Pelouro do Ambiente e empresa municipal Águas do Porto.

Além das iniciativas programadas por outras entidades, que pode consultar no programa nacional as de responsabilidade municipal incluem um workshop de fotografia "à la minute" e outro de pintura em azulejo de aresta, na Casa do Infante, onde haverá também uma visita guiada. Haverá ainda uma sessão dedicada à Quinta da China e à Pintura Naturalista, na renovada Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, e uma exposição no Museu do Vinho do Porto.

Estão igualmente previstos diversos percursos: um pela Rua do Almada; outro pelos moinhos do rio Tinto (entre Pêgo Negro e Azevedo), no Parque Oriental; outro ainda sobre "A água no circuito das fontes", nas Águas do Porto; e outro na BPMP, onde se poderão visitar espaços habitualmente vedados ao público e conhecer parte do seu importante acervo documental.
Na programação, inclui-se também uma parceria entre a Divisão Municipal de Jardins e várias instituições da cidade, que resultou no "Porto de Virtudes. Patrimónios", o qual inclui conferências, exposição, oficina e visitas temáticas, podendo ser consultado aqui.

A maioria das ações, onde se incluem oficinas, exposições e visitas guiadas, são de participação gratuita. Veja todos os pormenores no programa municipal.

Pode ainda consultar a programação nacional por concelho.