Sociedade

Porto tem novas viaturas movidas a gás natural para recolha de recicláveis

  • Notícia

    Notícia

O Porto tem a partir de hoje mais duas viaturas para recolha seletiva de resíduos recicláveis, ambas movidas a gás natural. Os novos veículos integram a frota da Lipor, entidade intermunicipal de gestão, valorização e tratamento de resíduos urbanos.

Em cerimónia realizada esta manhã, a LIPOR entregou aos municípios associados um total de 13 viaturas, das quais nove movidas a gás natural. A aquisição, financiada pelo Programa PROSEUR, representa um investimento total de 1,9 milhões de euros.

"Este investimento, além do objetivo principal de reforçar a aposta na recolha seletiva de materiais recicláveis da LIPOR e dos seus municípios associados, resulta também de uma busca por soluções alternativas que ajudem a diminuir a poluição do ar e o ruído nos grandes centros urbanos", conforme destaca a entidade.

Sendo o gás natural um dos combustíveis de futuro - quer em termos de custos quer de impacte ambiental - este é "um investimento com duplo impacto positivo", ou seja, um aumento das quantidades de recicláveis recolhidas com diminuição da poluição nas áreas urbanas.

Porto, Matosinhos, Gondomar, Valongo, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Espinho são os municípios LIPOR. Esta entidade trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por cerca de um milhão de habitantes.