Sociedade

Porto tem muito por onde se mexer para ultrapassar os excessos natalícios...

  • Notícia

    Notícia

#JQ_03Fevereio2019_Domingos_em_Forma_08.jpg

João Queirós / Arquivo

Praticar exercício físico, além de fazer bem ao corpo e à mente, ganha outra importância para quem se apercebe por estes dias que poderá ter cometido alguns excessos na mesa das festas. Mas o Porto tem cerca de uma dezena de possibilidades de reverter a situação ou - para quem foi mais comedido - de manter a forma.

Tendo em conta a influência dessa prática e do desporto sobre a qualidade de vida e a felicidade, os diferentes programas de participação (gratuita, na maioria parte deles) contemplam atividades ao ar livre e em espaço coberto, umas mais mexidas e outras mais suaves e mesmo algumas especificamente direcionadas a segmentos da população como os mais novos, os seniores, os portadores de deficiência ou os doentes oncológicos. O objetivo é permitir a todos o acesso ao exercício físico, em muitos casos orientado por monitores.

Dois dos mais conhecidos, até porque têm participação gratuita, são o Dias com Energia (com Pilates, Ioga e Tai chi, aos sábados de manhã) e o Domingos em Forma (corridas e caminhadas, aos domingos de manhã), além das atividades específicas para crianças e jovens que fazem parte da Missão Férias@Porto.

Mas outros há que são também de acesso facilitado e adequados a praticamente qualquer pessoa, como é o caso do Anda Porto, que consiste na sensibilização para a prática de caminhadas e de corridas na cidade em percursos interessantes e de participação completamente livre. Acresce que  a cidade dispõe de dois Centros Municipais de Marcha e Corrida, onde é possível fazer esse tipo de exercícios sob orientação de especialistas.

Por sua vez, os cidadãos seniores têm para si especificamente uma grande variedade de atividades disponíveis através do programa No Porto a Vida é Longa, que incentiva os maiores de 60 anos residentes no Porto à prática desportiva regular. As atividades são preparadas e orientadas por profissionais de desporto e visam reforçar a flexibilidade, a força (fundamental para evitar as quedas) e a resistência.

Também os doentes oncológicos dispõem do inovador programa de reabilitação física De Volta à Forma, que visa a sua reabilitação física e o combate à perda de massa muscular após os tratamentos.

É ainda de destacar que o Município oferece condições especiais a instituições da cidade diretamente ligadas ao desporto adaptado, tendo em consideração a importância da promoção de comportamentos saudáveis, da criação de momentos de encontro e realização pessoal e de condições objetivas que potenciem a igualdade de oportunidades a todos os portuenses no acesso à atividade desportiva,

Essas condições especiais traduzem-se na cedência gratuita de alguns espaços para a prática de diversas modalidades desportivas adaptadas. Da mesma forma, são disponibilizados os mesmos espaços e equipamentos para treinos de seleções nacionais de desporto adaptado.

Saiba mais sobre tudo o que o Porto tem neste domínio para o seu caso particular e que é operacionalizado através da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto E.M., seguindo esta ligação.