Cultura

Porto tem hoje programa que celebra o centenário do pintor Júlio Resende

  • Notícia

    Notícia

#fib_quadro_gabinete_reitorpq.jpg

A cidade do Porto tem hoje oportunidade de participar em diversas iniciativas inseridas no programa de ações do centenário do nascimento do pintor Júlio Resende na zona onde nasceu e se conheceu como artista, designado por "Júlio Resende - A Praça e a Memória".

Por iniciativa do Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, é feito um percurso a pé com início pelas 16 horas na casa onde nasceu Júlio Resende e, com a colaboração da Câmara do Porto, será descerrada no n.º 14 da Rua do Ator João Guedes (antiga Travessa de Sá de Noronha) uma placa alusiva ao local onde nasceram os irmãos Maestro Resende Dias e Pintor Júlio Resende.

Pela mesma hora, tem lugar uma atuação do Rancho Folclórico do Porto no Largo do Moinho de Vento, sendo interpretadas músicas da autoria do Maestro Resende Dias, tais como "O Porto Canta", "Ruas do Porto", "Manhãs do Porto" e "Hino do Porto".

Segue-se uma visita ao Café Luso, onde abre a exposição "Café Luso - Evocação a Júlio Resende", uma pequena seleção da obra de Júlio Resende que percorre algumas das suas fases mais significativas: Paris, Alentejo, Porto, Póvoa de Varzim, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Goa. A exposição estará patente até 31 de Maio.

Pelo caminho, visitar-se-ão as 25 montras temáticas aderentes à iniciativa "Caminhos de Resende", na Praça de Carlos Alberto e na Rua de Cedofeita, no âmbito da ação de vitrinismo que está patente até 30 de Abril e constitui a forma de assinalar o centenário do Pintor Júlio Resende junto de quem passa pela rua, a caminho do trabalho ou em visita à cidade.

O percurso de hoje termina no ISCET - Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, pelas 17 horas, com a inauguração da exposição "Resende regressa ao Salão Silva Porto", local onde o pintor iniciou os seus estudos artísticos sob a orientação de Alberto Silva, na então Academia Silva Porto.

A inauguração terá intervenções do jornalista Germano Silva, do bibliotecário Luís Cabral e de Victor Costa, pintor e presidente do Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende. A exposição estará patente até 31 de Agosto.

Entretanto, pode também ser visitada no MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto a exposição que revisita o processo criativo de uma das obras emblemáticas de Júlio Resende na cidade do Porto: a Ribeira Negra.