Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto tem aviso amarelo para agitação marítima e sobe para laranja na 2.ª feira
15-02-2020

ATUALIZAÇÃO 3.ª feira, 18 de fevereiro: Já foi reaberta a circulação na Avenida de D. Carlos I (Passeio Alegre). O aviso para agitação marítima desceu para o nível laranja até às 6 horas de quarta-feira, dia 19.


A Avenida de D. Carlos I (Passeio Alegre) permanece cortada desde o anoitecer de domingo até à manhã de terça-feira, dia 18, já que é expectável o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar. O aviso laranja para agitação marítima, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, mantém-se válido entre as 12h00 de 2.ª feira e as 06h00 de 3.ª feira.


As previsões meteorológicas puseram o Porto sob aviso amarelo para agitação marítima, durante a tarde deste sábado e todo o dia de domingo. Mas as condições deverão agravar-se e o aviso subirá para o nível laranja na segunda-feira.


A Proteção Civil Municipal está a recomendar precauções e as habituais cautelas redobradas devido aos riscos para pessoas e bens junto à orla marítima, já que estão previstas ondas de noroeste de 4 a 5 metros, desde o fim da tarde de sábado e até às 12 horas de segunda-feira, dia 17.

A partir dessa hora, as previsões quanto à agitação marítima fazem subir o aviso para o nível laranja, tendo em conta a probabilidade de a ondulação, que continuará de noroeste, subir para os 5 a 6 metros e poder mesmo atingir os 9 a 10 metros de altura máxima.

O aviso laranja vai manter-se em vigor até às 6 horas de terça-feira, dia 18, descendo então novamente para o nível amarelo até às 15 horas, período em que a ondulação de noroeste deverá registar uma altura de 4 a 5 metros.

Até uma eventual atualização ou à normalização das condições atmosféricas, a Proteção Civil aconselha a manutenção de cuidados acrescidos nas zonas junto ao mar, tanto na circulação de pessoas como de veículos, recomendando que sejam evitadas aquelas zonas.

A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de precaução que deve tomar, consultando o AVISO 04/2020.

Em caso de emergência, contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.