Sociedade

Porto Street Stage 2018: dois quilómetros de puro espetáculo na Baixa

  • Notícia

    Notícia

Está definido o percurso da Porto Street Stage, a classificativa espetáculo que, tal como em 2016, integrará o figurino oficial do Rally de Portugal, a 18 de maio. Desenhado em plena Baixa da cidade, o traçado estende-se por 1.950 metros, iniciando-se no topo da Avenida Dom Afonso Henriques, onde estava localizada a chegada há dois anos, para terminar junto ao Tribunal da Relação do Porto, ao lado do Jardim da Cordoaria.

Após o anúncio oficial de que a Porto Street Stage estaria de regresso ao figurino oficial do Rally de Portugal em 2018, é agora a altura de revelar em detalhe o percurso da classificativa que será disputada por duas vezes ao final da tarde de 18 de maio, em plena Baixa da cidade.

Com uma extensão de 1.950 metros, o percurso terá várias novidades relativamente ao traçado estreado em 2016, tanto na sua parte inicial como na final, que incluirá uma inédita passagem pela zona dos Clérigos. Na verdade, apenas o miolo da especial, desenhado na Avenida dos Aliados, será semelhante ao de há dois anos, com exceção feita à zona da Trindade, que este ano foi eliminada. Os concorrentes iniciam agora a descida dos Aliados após uma passagem pela frente do edifício da Câmara do Porto.

O início da classificativa, que há dois anos estava localizado junto ao teatro Rivoli, é agora transferido para o topo da Avenida Dom Afonso Henriques, perto da Sé da Catedral, praticamente no mesmo local onde estava localizada a chegada do Porto Street Stage em 2016.

Após a descida em direção à Estação de São Bento, os concorrentes seguem pela Rua de Sá da Bandeira, num local que estará maioritariamente interdito ao público, por questões de segurança. Depois do cruzamento com a Rua de Passos Manuel, os carros cortam à esquerda, para a Praça D. João I, e prosseguem pela Rua de Dr. Magalhães Lemos, até à entrada na faixa ascendente da Avenida dos Aliados, onde estará localizado o primeiro de dois saltos da Porto Street Stage.

As duas zonas de pião, desenhadas em cada um dos extremos da Praça do General Humberto Delgado, em frente à Câmara Municipal, constituirão, seguramente, uma excelente oportunidade para os pilotos darem espetáculo ao muito público que se espera na principal sala de visitas da cidade.

Já em sentido descendente, os pilotos prosseguirão depois até à Praça da Liberdade, onde após novo pião (idêntico ao de 2016) seguirão agora pela direita, subindo a Rua dos Clérigos e contornando a Igreja pela direita.

Até à chegada instalada junto ao Tribunal da Relação do Porto, há ainda tempo para um novo salto, localizando entre o Largo do Amor de Perdição e o Jardim da Cordoaria, noutras das zonas que promete grande espetáculo.

Resta acrescentar que, tal como em 2016, a Porto Street Stage será disputada duas vezes por todos os concorrentes inscritos na etapa portuguesa pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).

Também como há dois anos, os reconhecimentos do traçado pelos pilotos, utilizando os próprios carros de prova, serão realizados no próprio dia, a partir do início da tarde, minimizando assim os impactos na cidade com a realização deste evento.

O intervalo entre os reconhecimentos e a prova será preenchido com várias animações, entre as quais uma competição destinada a veículos clássicos desportivos.

Para além de ampliar as zonas de público e de bancadas (haverá oito no total), o novo traçado vai melhorar ainda mais a mobilidade na cidade, proporcionando ainda mais espetáculo a pilotos e público.

Há dois anos, recorde-se, mais de 80 mil espetadores tiveram a oportunidade de assistir ao vivo a um evento desportivo de nível mundial e que levou a imagem da Baixa do Porto a milhões de telespetadores espalhados por todo o mundo. No ano passado, a prova resultou num retorno de 137 milhões de euros para o país.

Em 2018, o Rally de Portugal constituirá a sexta prova do calendário do Mundial de Ralis, disputando-se uma vez mais na zona norte do país, entre os dias 17 a 20 de maio.