Sociedade

Porto será anfitrião do primeiro congresso mundial da Diáspora Portuguesa

  • Notícia

    Notícia

O Porto vai ser o anfitrião do I Congresso Mundial de Redes da Diáspora Portuguesa, nos dias 13 e 14 de julho, que reunirá diversos protagonistas portugueses e luso-descendentes espalhados por todo o mundo e dos mais diversos setores de atividade.

A sessão de apresentação decorreu nesta sexta-feira, nos Paços do Concelho, onde foi assinado o protocolo de colaboração entre o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, com vista à concretização da iniciativa.

Rui Moreira lembrou o contributo da cidade enquanto "porto de partida da diáspora", com fluxos de emigrantes desde o século XIX para o Brasil.

"Hoje, quando viajamos pelo mundo, encontramos muitos portugueses e luso-descendentes que chegaram a um nível de influência nas várias sociedades e atividades, que são muito relevantes", disse o presidente da Câmara do Porto, lembrando o papel de investigadores e empreendedores espalhados além-fronteiras.

"Por onde andamos, encontramos estas marcas e é bom que o Governo Português tenha reconhecimento desta grande oportunidade", referiu o autarca, aludindo à metáfora de uma árvore que cresceu a partir "de uma raiz muito pequena" e de cujos frutos "é bom que saibamos tratar".

O congresso é organizado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, em parceria com a Câmara do Porto, para promover a reflexão sobre o trabalho realizado com as comunidades portuguesas e debater perspetivas futuras.

Por sua vez, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas lembrou o contributo que a diáspora portuguesa dá ao país por todo o mundo, enquanto "um dos mais importantes alicerces de afirmação linguística, cultural, económica e empresarial, política e institucional" à escala global.

"A diáspora portuguesa tem vindo a ser vista como um ativo estratégico de afirmação de Portugal no mundo", disse José Luís Carneiro, recordando que os 10 maiores países para onde mais crescem as exportações nacionais são os mesmos para onde têm também crescido mais os fluxos migratórios portugueses da atualidade (considerando a última década).

O encontro no Porto terá como objetivos a avaliação do trabalho desenvolvido com as várias redes externas, nomeadamente redes de apoio à língua e à cultura, de apoio a ciência e ao conhecimento, de cidadãos luso-eleitos, das comunidades portuguesas, dos órgãos de comunicação social da diáspora e as redes dos empreendedores.

"Reunir todas estas redes na cidade do Porto, avaliar o trabalho que tem sido desenvolvido com cada uma e termos uma leitura prospetiva para o futuro, ou seja, como poderemos dar outra eficácia de inserção de Portugal na vida internacional", são os principais objetivos do congresso, conforme explicou o Secretário de Estado.

"O Porto tem essa marca histórica de porto de partida e de chegada e tem, de facto, um prestígio muito forte; tem o nome de uma fortaleza incrível e é mais do que evidente que faz todo o sentido que o encontro aqui seja", declarou José Luís Carneiro.