Cultura

Porto recorda o dia em que decidiu "levar a redenção aos cativos lisbonenses" e iniciou a Revolução Liberal

  • Notícia

    Notícia

#antonio_alves_O_Bolo_do_Rei_1820_2.jpg

"PORTUENSES! Levar a redenção aos cativos lisbonenses!" foi um dos pontos das proclamações que ecoaram no Porto a 24 de agosto de 1820, fazendo rebentar a Revolução Liberal que iria pôr em marcha a criação de um regime constitucional.

Esse início do movimento liberalista e todo o primeiro ano do processo revolucionário estão retratados na exposição "1820.Revolução Liberal no Porto", que é inaugurada pelas 18 horas de amanhã, quinta-feira, no Gabinete do Tempo do Museu da Cidade - Casa do Infante, em sessão de acesso livre.

Com investigação e autoria de José Manuel Lopes Cordeiro, a exposição é o primeiro evento do extenso programa de comemoração dos 200 deste que, na época, foi considerado "um horrendo crime de rebelião" pelo Palácio do Governo de Lisboa, debruçando-se sobre os primeiros tempos da revolução, entre o pronunciamento militar do Porto e o regresso da Família Real do Brasil.

O movimento culminou com o fim do absolutismo em Portugal e a implementação da primeira Constituição portuguesa, datada de 1822.

Nestas décadas iniciais do século XXI, num momento em que os sistemas nacionais entram na fase final da sua completa reequação, esta exposição documental propõe uma revisão histórica, realizada à luz do pensamento enunciador do ideário romântico, que tem o seu auge nas agitações registadas de forma quase simultânea nos quatro cantos do mundo.

Ficando patente até 6 de setembro, a exposição "1820.Revolução Liberal no Porto" tem entrada gratuita e envolve também o programa operativo ESCUTA, pelo Colectivo Espaço Invisível, que vai recordar algumas das palavras de ordem daquele incontornável momento da nossa História, no próximo sábado, dia 22.

// 

"1820.Revolução Liberal no Porto"

De 3.ª feira a domingo / 10h-17h30 

Encerra aos feriados 

Museu da Cidade - Casa do Infante 

www.museudacidade.cm-porto.pt

226 057 000

infomuseudacidade@cm-porto.pt

+info: https://1820.porto.pt/