Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

XXIX FITU "Cidade do Porto"
05-10-2015

O Porto vai receber o XXIX FITU "Cidade do Porto", o festival de tunas ibéricas que se realiza no Coliseu do Porto, dia 10 de outubro, às 20,30 horas.


Considerado o Festival de Tunas mais antigo do país, conta com cinco tunas a concurso - a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, a Tuna de Engenharia do Universidade do Porto, a Tuna de Derecho de la Universidad Complutense de Madrid, a Estudantina Universitária de Lisboa, e a Hinoportuna (Tuna Académica do Instituto Superior Técnico de Viana do Castelo).


A Tuna Universitária do Porto e a Tuna Feminina do OUP (Orfeão Universitário do Porto), a primeira tuna feminina do país, serão uma vez mais as anfitriãs da noite, responsáveis pela abertura e encerramento do festival. O Festival contará ainda com a apresentação humorística dos Jograis do OUP.


Desde a primeira edição, em 1987, que o FITU se demarcou em três grandes vertentes: a qualidade (da sonoplastia, cenografia e Tunas participantes), a originalidade e a inovação, continuando a comissão organizadora a procurar fazer jus a essa tradição e promete.


O evento, organizado pelo Orfeão Universitário do Porto, é um dos momentos mais altos para a instituição, assim como para todos os estudantes da Academia do Porto e apaixonados por festivais de tunas.

 
Em comunicado, a Federação Académica do Porto, anunciou que este ano o festival contará com novos e surpreendentes intervenientes, que proporcionarão um ambiente efusivo e trarão frescura sonoplástica. Destaca-se a Tuna da Universidade Complutense de Madrid, que recebeu a comitiva orfeónica durante a Digressão de Verão do OUP na sua passagem pela capital espanhola. Enfâse ainda para a Estudantina Universitária de Lisboa e a Hinoportuna, tunas que marcarão pela primeira vez presença no Festival.


Mas a festa do FITU começa na véspera, dia 9 de outubro, com a Serenata e Convívio de Tunas. A noite começará com a tradicional serenata protagonizada pelas tunas participantes na edição deste ano. O convívio continua na Adega Leonor, lugar de encontro e convívio dos estudantes da Invicta.


Os bilhetes estão à venda na sede do Orfeão, na bilheteira do Coliseu do Porto e ainda em ticketline.pt ou lojas aderentes. Para reservas ou outras informações é possível contactar: fitu@orfeao.up.pt ou 915 260 293.