Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto recebe Congresso Europeu de Joalharia
27-11-2018
O 4.º Congresso Europeu de Joalharia realiza-se na próxima quinta e sexta-feira, na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, e vai explorar ideias sobre centros e periferias e abordar a relação entre joias produzidas em "centros" da moda e joias produzidas noutros lugares.

Depois de La Bañeza (Léon), Madrid e Barcelona, o evento vem ao Porto analisar a história e a estética da joalharia em toda a Europa, dando também a conhecer a forma como a ourivesaria europeia influenciou e foi influenciada por artistas de todo o mundo.

A iniciativa - que se assume como um fórum para novas ideias e debates sobre a história da joalharia europeia - centra-se ainda na análise da circulação de desenhos e motivos ornamentais entre países e períodos, no uso de novos materiais e diferentes técnicas. Aborda, igualmente, a forma como as joias viajavam através das fronteiras e continentes, transportadas pela realeza, diplomatas, mercadores ou eclesiásticos.

O congresso, que vai decorrer no Auditório Carvalho Guerra, no campus da Foz, terá a decorrer em paralelo a exposição "Mostrar para seduzir: catálogos e outros documentos da joalharia europeia", na qual será possível descobrir diversos documentos originais, como faturas, catálogos e outros materiais gráficos.

Patente até 7 de dezembro no átrio do Edifício de Restauro daquele campus, a exposição tem curadoria de Gonçalo Vasconcelos e Sousa, professor da Escola das Artes, e permite uma visita a estes materiais distintos, fontes incontornáveis para entender a joalharia europeia da Belle Époque e dos períodos adjacentes.