Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto recebe ED Awards 2017
22-05-2016

Em 2017, a cerimónia de entrega de prémios da ED Awards, organização que anualmente elege os melhores do design na Europa, será no Porto. O anúncio foi feito ontem à noite, durante a cerimónia deste ano, que decorreu na cidade de Viena, na Áustria.


Além da cerimónia, que trará ao Porto os melhores designers do ano em várias categorias, decorrerá na cidade o ED Festival, conferências que ajudarão a compreender e a debater melhor o papel do design na vida dos cidadãos.


Recorde-se que a marca "Porto." ganhou dois prémios na edição 2015 dos ED Awards, então entregues em Istambul, tendo obtido o galardão de ouro na categoria de implementação de marca. Foi igualmente distinguida com o prémio de melhor trabalho do ano em todas as categorias "Best of Show". A marca foi encomendada pela Câmara do Porto à White Studio, do designer Eduardo Aires, que também marcou presença na cerimónia deste ano.


Em 2017, a Câmara do Porto, que candidatou a cidade em concorrência com outras grandes cidades europeias como Milão e Atenas, espera tornar o ED Festival um momento importante para impulsionar o design, enquanto instrumento de criação de mais valia aos produtos da região. Para isso, vai envolver as universidades e escolas da região no evento que está já a ser preparado entre a organização internacional e a autarquia e cuja cerimónia de entrega de prémios terá lugar no Rivoli em finais de maio de 2017.


Ontem à noite, durante a entrega dos prémios em Viena, Demetrios Fakinos, o presidente da organização, disse aos cerca de 250 designers presentes que espera realizar no Porto a melhor edição de sempre do festival e que o Porto "é uma cidade extraordinária que vão querer conhecer. Por isso, sejam ou não premiados ou concorrentes em 2017, vão até ao Porto porque não se vão arrepender".


Também Nuno Santos, adjunto do presidente da Câmara do Porto, presente na cerimónia, prometeu que a cidade saberá receber e colaborar na organização do evento por forma a que a cerimónia e o festival de 2017 se tornem inesquecíveis.


Durante a cerimónia foi exibido um filme sobre a cidade.


Este ano não houve nenhum estúdio ou designer português a ganhar galardões de ouro, mas dois estúdios  receberam distinções em Viena.