Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto recebe assembleia geral da Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos
07-11-2016

O Porto acolhe, até dia 10, a assembleia geral da Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos (Great Wine Capitals Global Network), da qual fazem parte, presentemente, nove cidades e respetivas regiões vinícolas: Adelaide (Austrália do Sul), Bilbao (Espanha), Bordéus (França), Cidade do Cabo (África do Sul), Mainz (Alemanha), Mendoza (Argentina), S. Francisco (EUA), Valparaíso (Chile) e o Porto (que representa nesta rede as regiões portuguesas dos vinhos do Douro, Porto e Vinhos Verdes).


As reuniões de trabalho, entre as delegações de cada país, decorrerão até dia 10 e serão encerradas com a entrega dos prémios Best Of Wine Tourism 2017, que distinguem a excelência em matéria de enoturismo, em sete categorias distintas - Arquitetura e Paisagem, Arte e Cultura, Experiências Inovadoras em Enoturismo, Alojamento, Serviços de Enoturismo, Práticas Sustentáveis e Restaurantes Vínicos.


Entretanto, a assembleia geral decidiu, este ano, alargar a rede de capitais de grandes vinhedos, com a integração da cidade italiana de Verona, passando a ser dez as regiões vinícolas representadas.   


Mas a assembleia geral do Porto é marcado por dois momentos de especial importância, abertos ao público e aos interessados que fazem parte do setor, proporcionando a oportunidade de contactar com grandes especialistas do mundo do vinho e do enoturismo.




O primeiro teve lugar hoje de manhã, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, onde decorreu uma conferência subordinada ao tema Wine and Nature e que contou com a presença de conceituados oradores, que falaram da sua experiência e perspetiva sobre a importância das práticas sustentáveis na produção de vinho e o impacto desta estratégia no consumidor. Entre os presentes encontravam-se 13 jornalistas de vários países, especialistas do sector.


Na abertura da conferência, o presidente da Câmara do Porto destacou a importância do evento para a cidade. "Os cinco dias de trabalho da assembleia geral foram planeados com o objetivo de proporcionar experiências únicas, em termos de partilhas de conhecimento e de vos dar a conhecer a essência da cidade. Enquanto património mundial e capital da região Norte do país, o Porto carateriza-se pelo acolhimento, gastronomia, vinhos, beleza natural e pela paixão que empresa a todas as iniciativas", sublinhou Rui Moreira.


Durante a manhã decorreram vários painéis dedicados ao vinho e à natureza. Ouvido pelo Porto., Joshua Greene, editor e jornalista da revista Wine & Spirits, revelou estar agradado com a região. "Para mim, o Douro é uma das mais espantosas atrações turísticas do mundo".


O segundo grande momento da conferência está previsto para amanhã, dia 8, pelas 20 horas, no Hotel The Yeatman, onde será realizada uma prova internacional de vinhos.