Sociedade

Porto recebe amanhã a Corrida de São Silvestre

  • Notícia

    Notícia

#pf_são_silvestre_1.jpg

Pedro Figueiredo

Com partida marcada para as 18 horas deste sábado, 30 de dezembro, a maior corrida de São Silvestre do país vai iluminar pelo 24.º ano consecutivo as ruas da cidade do Porto. A partida e a chegada acontecem na Avenida dos Aliados, onde ao final da noite atuam os HMB, em jeito de aquecimento para a Passagem de Ano. 

Decoradas pelas iluminações da época festiva, as principais artérias da Baixa do Porto estão preparadas para receber os milhares de atletas que, a correr 10 km ou a caminhar 5 km, vão fazer parte desta grande festa de Final do Ano.

Veja em vídeo o percurso da prova:

A vertente competitiva da São Silvestre do Porto vai contar com várias estrelas nacionais da modalidade. Com um pecúlio de sete vitórias na prova, seis das quais conquistadas de forma consecutiva (entre 2009 e 2014), Rui Pedro Silva regressa determinado em repetir o sucesso do ano passado e a aumentar o seu impressionante recorde de vitórias na São Silvestre do Porto.

Segundo classificado na última Maratona do Porto, Daniel Pinheiro (Águias de Alvelos), constituirá, decerto, um dos principais obstáculos à habitual hegemonia do atleta do Sporting Clube de Portugal. Mas há outros nomes a destacar na longa lista de atletas de elite, casos de José Moreira (também do Sporting C. P.), Miguel Ribeiro (Olímpico Vianense), Rui Muga (C. A. Mogadouro), Hélder Santos (Sporting C. P.), Paulo Gomes (G. D. C. Guilhovai) ou André Pereira (SL Benfica).

Do lado feminino, Salomé Rocha (Sporting C. P.) será, por certo, um dos principais nomes a ter em conta na luta pelo triunfo, a par de Vanessa Carvalho (S. C. Braga), Diana Almeida (Sporting C. P.) ou Mónica Silva.

Após a prova, a Avenida dos Aliados será palco de um concerto dos HMB, a partir das 22,30 horas, que dará início ao programa oficial das comemorações da Passagem de Ano no Porto.

Lembra-se que para o evento está implementado um plano de mobilidade, com condicionamentos de trânsito, apresentados em anexo.