Sociedade

Porto recebe 8.º Congresso Mundial da Coluna com evento aberto à população

  • Notícia

    Notícia

#fib_Costas_Dulce.jpg

O oitavo Congresso Mundial da Coluna (World Spine 8) realiza-se na cidade do Porto de 15 a 18 de abril. Tendo como público-alvo os profissionais de saúde desta especialidade médica, o congresso abre-se também a toda a população através da ação de sensibilização "Coluna saudável para todos". A iniciativa é gratuita e realiza-se no primeiro dia do evento, às 10 horas. 

Entre os dias 15 e 18 de abril, centenas de médicos especialistas de todo o mundo reúnem-se na cidade do Porto para debater o futuro da cirurgia da coluna. O Congresso "World Spine 8", que pela primeira vez se realiza em Portugal, terá lugar no Centro de Congressos do Porto Palácio e é coorganizado pela Sociedade Internacional de Patologia da Coluna Vertebral (World Spinal Column Society - WScS) e pela Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia. 

"Promover a prestação dos melhores cuidados de saúde a pacientes com problemas da coluna vertebral em todo o mundo, conectando médicos através de formação de alta qualidade, treino e atividades de colaboração" é a missão do encontro, refere a comissão organizadora local, em comunicado.

Em quatro dias inteiramente dedicados à partilha de conhecimentos e à formação científica, há também espaço no calendário do congresso para uma ação de sensibilização dirigida a toda população, que visa alertar para os problemas da coluna vertebral.

Iniciativa "Coluna saudável para todos" tem inscrições abertas

Assim, no dia 15 de abril, às 10 horas, o Hospital CUF Porto organiza a atividade paralela "Coluna saudável para todos", dirigida a todas as faixas etárias.

Do programa consta uma breve sessão teórico-prática sobre prevenção e aconselhamento postural, no Auditório do hospital, à qual se seguirá uma caminhada até ao Parque da Cidade, onde os participantes poderão aprender alguns exercícios básicos para o fortalecimento dos principais músculos da coluna vertebral e para a melhoria da sua postura corporal.

A sessão teórico-prática será apresentada pelo presidente do Congresso "World Spine 8" e pelo  coordenador da campanha nacional "Olhe pelas suas Costas", professor doutor Paulo Pereira, e pela médica fisiatra do Hospital CUF Porto Cristina Pereira. A demonstração dos exercícios terá a colaboração dos fisioterapeutas deste hospital.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas à capacidade do auditório, devendo ser feitas diretamente através desta ligação ou pelo email colunasaudavel@worldspine8.com.

Para esta ação, a organização aconselha o uso de roupa confortável e calçado adequado.