Sociedade

Porto quer trazer de Shenzhen tecnologias inovadoras e investimento

  • Notícia

    Notícia

Rui Moreira foi hoje recebido em Shenzhen pelo presidente da Câmara daquela cidade chinesa, que é considerada uma das mais tecnológicas e sustentáveis em todo o Mundo. Na agenda estiveram temas como a educação, turismo, transportes, comércio justo e a cultura, todos relacionados com inovação e com a qualidade de vida dos cidadãos.

Chen Rugui foi convidado na ocasião pelo presidente Rui Moreira a visitar o Porto para que as duas cidades possam aprofundar o relacionamento que têm mantido desde há cinco anos, altura em que foi assinado o primeiro protocolo de cooperação entre os dois presidentes.

A cidade de Shenzhen é considerada como um exemplo a nível mundial pelo seu crescimento extraordinário nos últimos 30 anos, que a tornou numa das mais sustentáveis cidades do planeta enquanto crescia até aos quase 20 milhões de habitantes.

É em Shenzhen que estão sediadas algumas das mais importantes empresas tecnológicas chinesas e o presidente da Câmara do Porto espera, sobretudo, que possa haver investimento desse tipo na cidade do Porto, a partir da China. Para isso, os dois autarcas trocaram ideias em como complementar o trabalho conhecido internacionalmente tanto pela Universidade do Porto como pela Universidade de Shenzhen em matéria de inovação tecnológica.

Antes da possível vinda de Chen Rugui ao Porto, acompanhando uma comitiva empresarial, o que poderá acontecer no próximo ano, está já agendada uma visita de uma delegação da cidade chinesa em Dezembro que terá como foco principal o sistema de transportes no Porto, a aplicação de tecnologias na cidade e o desenvolvimento de novas soluções através da academia.

A visita de Dezembro será chefiada pelo vice-presidente de Shenzhen, Ai Xuefeng, que também hoje recebeu, em reunião separada, o Presidente da Câmara do Porto, com quem prepara já a vinda a Portugal.

Rui Moreira está em Shenzhen a convite das autoridades locais para, além dos contactos ontem estabelecidos, visitar a China Hi-Tech Fair, um dos mais importantes eventos tecnológicos em todo o Mundo.