Sociedade

Porto põe a marca da inovação em estratégia urbana internacional

  • Notícia

    Notícia

#DR_IUC_Porto_Pereira.jpg

As cidades do Porto e de Pereira (Colômbia) apresentaram na Semana Europeia das Regiões, que hoje termina em Bruxelas, o trabalho desenvolvido em parceria para conseguir um plano de ação conjunto com soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano.

Coordenado pela Associação Porto Digital, o trabalho enquadra-se no Programa Internacional de Cooperação Urbana da Comissão Europeia (IUC) que visa habilitar cidades em diferentes regiões do globo a conectarem-se e a partilharem soluções para problemas comuns.

O IUC faz parte de uma estratégia de longo prazo da União Europeia, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em cooperação, tanto com os setores público e privado quanto com grupos comunitários e cidadãos.

O Programa de Ação conjunto apresentado na Semana Europeia das Regiões, que levou a Bruxelas mais de 6 000 participantes, será desenvolvido em articulação com os acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou o Acordo de Paris.

Áreas como a participação cívica, mobilidade, sustentabilidade e desenvolvimento económico são algumas das prioridades identificadas pelas duas cidades para desenvolvimento de estratégias de atuação, sendo que o plano levado a Bruxelas poderá também constituir um instrumento relevante no desenvolvimento de linhas de financiamento futuras de cooperação transeuropeia.

Refira-se que, no âmbito desta parceria, o Porto recebeu em maio passado uma comitiva de Pereira e La Virginia, para discutir oportunidades de projetos em conjunto, fomentar parcerias transatlânticas e testar novas soluções, estratégias e metodologias implementadas nas duas cidades.

A delegação colombiana participou então, juntamente com comitivas de outros países (Coreia, Brasil, Índia, Holanda, Reino Unido e outros), na Semana Start&Scale promovida pelo ScaleUp Porto, durante a qual se desenrolou o FIWARE Summit.

No início de outubro, foi a vez de uma delegação do Porto se deslocar à Colômbia, levando elementos do Município e da Associação Porto Digital, bem como representantes de três startups do Porto que têm participado em ações desenvolvidas no contexto da iniciativa ScaleUp Porto.