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Porto poderá ter autocarros públicos elétricos e sem condutor até 2020

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Até 2020, poderá ver circular nas ruas do Porto um autocarro da Sociedade de Transportes Públicos do Porto (STCP) sem condutor e movido a energia elétrica. A notícia é avançada hoje pela TSF, que cita o diretor administrativo e financeiro da empresa, Paulo Ferreira.

Os primeiros testes com os novos autocarros, cujas baterias podem durar cerca de oito horas, vão ser feitos no próximo ano no quadro de um consórcio europeu - FABULOS.EU - sendo que se encontra a decorrer a fase de consulta ao mercado para a escolha dos veículos que já têm data para serem ensaiados em várias cidades europeias, tal como o Porto.

O consórcio é liderado pela agência de inovação da cidade finlandesa de Helsínquia, que convidou a STCP a participar, conforme revelou Paulo Ferreira.

"A STCP entra no consórcio a convite do fórum Virium de Helsínquia pelo facto de ser considerada uma empresa inovadora e com um histórico de projetos de investigação e desenvolvimento na Europa", explicou o responsável à TSF.

O projeto tem uma dotação financeira global de 7,8 milhões de euros comparticipados a 90% pela União Europeia, a fundo perdido, e tem a duração de três anos. "Da parte da STCP, o orçamento é de cerca de 1 milhão de euros, dos quais 100 mil euros são de fundos próprios" repartidos ao longo dos três anos, explicou o diretor da empresa.

Fazem parte do consórcio, além do Porto e da Finlândia, a Estónia, a Noruega, a Holanda e a Grécia.