Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto PianoFest estreia com edição em direto na Internet no mês de agosto
20-07-2020

O Porto PianoFest ajustou-se para realizar a 5.ª edição do festival em direto na Internet, entre os dias 1 e 8 de agosto. A iniciativa vai contar com a participação de mais de 70 músicos profissionais e dois concertos presenciais na cidade.


Depois de atravessar o Oceano Atlântico para apresentar um concerto em Nova Iorque, no passado mês de fevereiro, o evento ajustou-se ao atual panorama para realizar uma edição online, durante a primeira semana de agosto, que vai contar com a intervenção ao vivo e em direto de um vasto elenco de pianistas profissionais oriundos da Europa e Estados Unidos da América. Entre as novidades, destaque para o lançamento diário de dez vídeos musicais no site do Porto PianoFest.

"Convidámos cerca de 70 pianistas para estarem connosco e para nos enviarem uma gravação feita de propósito para este festival, de algo que os representasse enquanto músicos", explicou o diretor do festival, Nuno Marques, citado pela agência Lusa.

Com a possibilidade de atrair público de todo o mundo, a iniciativa é gratuita e será, segundo o pianista Nuno Marques, uma "forma de mobilizar artistas e de dar uma lufada de ar fresco".

Além dos vídeos disponibilizados, os dias 2 e 3 de agosto vão ser marcados por uma transmissão em direto de concertos a partir de Chicago e Nova Iorque, seguindo-se, no dia 4, uma conferência ao vivo com o maestro Oscar Colomina i Bosch, de Madrid, sobre direção de orquestra e a sua experiência musical, que o levou a dirigir a prestigiada Escola Superior de Música Rainha Sofia.

No dia 7 de agosto, a Reitoria da Universidade do Porto acolhe o concerto presencial de jovens talentos, com dois jovens pianistas da cidade, contando com a presença de cerca de 20 a 30 pessoas.

Por fim, o encerramento do festival acontece no dia 8 de agosto, sábado, com um concerto ao vivo em Vila Nova de Gaia, no World of Wine, cuja abertura está prevista até ao mês de agosto.

Os dois concertos presenciais realizados no Porto, e ajustados para respeitar as atuais contingências e medidas impostas, vão ter ainda transmissão na Internet, contando com a apresentação, a partir de Nova Iorque, de Nuno Marques e da vice-diretora, Mariel Mayz, pianista e compositora norte-americana.

Fundado em 2016, o Porto PianoFest assume-se como um festival internacional de piano, sediado na cidade do Porto, que junta, em masterclasses e concertos abertos ao público, pianistas de renome a jovens talentos da música.