Cultura

Porto PianoFest atravessou o Oceano Atlântico para concerto em Nova Iorque

  • Notícia

    Notícia


Pelo terceiro ano consecutivo, o Porto PianoFest deu música no Yamaha Artist Services em Manhattan, Nova Iorque, na noite passada. 

Nuno Marques - pianista, fundador e diretor artístico do festival - e Mariel Mayz - norte-americana, vice-diretora do Porto PianoFest - voltaram a conquistar a plateia da conceituada sala, numa noite bem portuguesa ao som das interpretações dos dois artistas.

Além do concerto, os músicos apresentaram a edição deste ano do Porto PianoFest, que irá decorrer em agosto, e interagiram com a audiência.

Tendo o festival como principal missão cultivar o diálogo artístico internacional, o evento contou ainda com a presença do contrabaixista de jazz português André Carvalho, radicado em Nova Iorque, que subiu a palco para tocar "Verdes Anos", de Carlos Paredes, e outros temas deste e outros autores nacionais. Através das suas técnicas de improvisação, e tocando também algumas das suas próprias composições, o artista foi acompanhado pelo pianista de jazz americano Richard Sears.

Com uma projeção do festival ímpar, este evento possibilita mostrar ao público americano o que a cidade do Porto tem para oferecer a nível cultural e ainda aproximar os luso-americanos de casa.

Para o diretor do festival, Nuno Marques, também ele radicado em Nova Iorque, "é para o Porto Pianofest e para a cultura portuguesa um enorme privilégio poder apresentar o festival no coração de Manhattan". Segundo afirma, "num evento com música e músicos portugueses, a aceitação e procura são muito grandes".

O Porto PianoFest, fundado em 2016, assume-se como um festival internacional de piano sediado na cidade do Porto, que junta, em masterclasses e concertos abertos ao público, pianistas de renome a jovens talentos da música.

Com inscrições até 30 de junho, a próxima edição do festival decorrerá entre os dias 1 e 9 de agosto em vários espaços do Porto.