Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto PianoFest apresenta jovens talentos em três concertos de acesso livre
06-08-2019
Jovens músicos de todo o mundo participam no Porto PianoFest, que está a decorrer até à próxima sexta-feira e que apresenta três concertos com jovens promessas, pelas 19,30 horas de hoje até quinta-feira, na Reitoria da Universidade do Porto, sempre com entrada livre.

Mas, se os concertos constituem a vertente mais visível do evento, o Porto PianoFest tem um outro lado que a organização gosta de definir como o mais promissor. Durante o período do festival, decorrem várias aulas, quer a solo quer masterclasses, bem como algumas conferências, no Conservatório de Música do Porto. Inscreveram-se nestas formações jovens de todo o mundo, de Taiwan a Londres, que assim vêm passar 10 dias no Porto e aprender com os melhores mestres.

Na lista de prestigiados professores está José Ramón Méndez, um dos melhores pianistas da sua geração a nível mundial, que ensina piano na Penn State University (EUA) e dirige o Festival Internacional de Piano de Gijón (Espanha) e também o Stony Brook Piano Festival em Nova Iorque (EUA).

Entre aqueles professores estão também o pianista de reputação mundial Jean Saulnier, que leciona na Universidade de Montreal e cujos alunos são frequentemente laureados nos principais concursos internacionais, e ainda Nuno Marques, diretor do Porto PianoFest. Há ainda artistas convidados, tais como Oscar Colomina i Bosch, Pedro Burmester e Judith Jauregui.

Por seu lado, os melhores alunos têm a oportunidade de se apresentar ao público em concertos - duas séries de Jovens Talentos Internacionais e o Recital dos Participantes do Festival - que decorrem hoje (terça-feira, dia 6), na quarta-feira e na quinta-feira, no na Reitoria da Universidade do Porto, sempre às 19,30 horas e com entrada gratuita.

O festival termina com um concerto da pianista espanhola Judith Jáuregui, pelas 21 horas de sexta-feira, no Palácio da Bolsa. O bilhete tem o preço de 10 euros e pode ser adquirido online.