Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto PianoFest abre com espetáculo que junta dança contemporânea com piano e violino na Casa da Música
26-07-2018
A formação nova-iorquina de dança contemporânea Stars of American Ballet estreia-se em Portugal a 30 de julho, participando no concerto de abertura do Porto PianoFest, na Casa da Música.

O concerto tem como protagonista Nuno Marques, pianista portuense radicado em Nova Iorque e diretor do festival, que terá como convidado especial o violinista Emanuel Salvador.

O Porto PianoFest, cuja 3.ª edição decorrerá até 5 de agosto em vários locais da cidade, dedica assim a sessão de abertura à reunião do piano com a dança contemporânea e, partindo do centenário do nascimento do coreógrafo norte-americano Jerome Robbins - fundador do New York City Ballet (NYCB) - apresenta pela primeira vez no nosso país o ensemble Stars of American Ballet, que é formado por alguns dos bailarinos principais das companhias de dança NYCB e American Ballet Theater. Sob um novo prisma, serão revisitadas obras fundamentais do repertório pianístico de compositores como Chopin, Schubert, Arvo Pärt ou Phillip Glass, juntando o piano solo a combinações de um a oito bailarinos.

Coproduzido pela Câmara do Porto e a cooperativa Cadenza, o Porto PianoFest junta também pianistas de renome e jovens estudantes de piano, em workshops e conferências, oferecendo à cidade uma semana de concertos e recitais públicos no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Reitoria da Universidade do Porto, na Casa da Música e no Conservatório de Música do Porto.