Cultura

Porto Photo Fest traz à cidade fotógrafos internacionais de topo

  • Notícia

    Notícia

#mno_photo_fest.jpg

A segunda edição do Porto Photo Fest está a decorrer até ao próximo domingo e junta no Centro Histórico um lote de "fotógrafos internacionais de topo" para ações de formação diversas, umas livres e outras pagas, dirigidas a um público heterogéneo.

De acordo com a organização, além de fotógrafos profissionais, o evento atrai também bloggers, criadores de conteúdos e fotógrafos amadores, interessados nos workshops e masterclasses orientados por "fotógrafos e educadores de classe mundial".

Entre eles estão artistas como João Carlos, Sara Lando e David Nightingale, a food stylist Sílvia Bifaro e David Angel (vencedor de um Emmy). O programa inclui ainda uma apresentação de Charles O'Rear, autor da fotografia Bliss, que é considerada a imagem mais vista do mundo por ser a base da paisagem característica do Windows/Microsoft.

O objetivo é que "toda a gente possa aprender algo. Daí a aposta em workshops de graduação de cor para Instagram ou foodstyling", apontou à Lusa Anna Gunn, da organização.

Paralelamente, o Porto Photo Fest inclui uma exposição no Centro Português de Fotografia, intitulada "womenSEEwomen", uma colaboração com o festival "Photos de Femmes" que está a ser criado em França "por e para mulheres, sobre mulheres na fotografia e para produzir trabalhos que retratem as mulheres de uma forma positiva".

Com curadoria da fotógrafa Renée Jacobs, a exposição é composta por trabalhos da própria e de mais 9 fotógrafas, algumas da National Geographic, ficando patente até 4 de novembro.

+Info: Porto Photo Fest