Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto partilha na Europa estratégias para a inovação e crescimento económico
24-04-2018
O Município do Porto levou a duas conferências europeias, realizadas em Bilbau e Milão, as políticas adotadas no apoio à inovação e ao empreendedorismo, à captação de investimento e ao desenvolvimento de uma economia plurissetorial.

Em Bilbau, responsáveis das dez cidades que formam o consórcio do projeto europeu In Focus - Smart Specialisation at City Level, realizado no âmbito do programa URBACT III, partilharam os resultados alcançados após dois anos de trabalho. 

Além do Porto, participam no projeto Bilbau (Espanha), Bielsko-Biala (Polónia), Bordéus (França), Bucareste (Roménia), Frankfurt (Alemanha), Grenoble-Alpes (França), Ostrava (Républica Checa), Plasencia (Espanha) e Turim (Itália). Este consórcio pretende contribuir para a definição do conceito de estratégia de especialização inteligente e para o método RIS3.  

O Município do Porto participou na conferência através da InvestPorto, responsável por delinear o Plano de Ação Integrado do In Focus. O intuito é desenvolver uma rede que potencie a partilha de conhecimento e boas práticas entre as cidades e uma discussão construtiva para a definição de ações que reúnam o ecossistema local para a implementação de políticas de inovação, indústria, economia e empreendedorismo.

Já em Milão, teve lugar a conferência "Cidades Competitivas Italianas: Valorizar as novas Realidades", sendo que neste evento o Porto foi uma das cidades convidadas a partilhar, a par de Amesterdão, Estocolmo e Barcelona, a sua experiência do ponto de vista económico, turístico e comercial.