Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto participa no Smart City Expo
18-11-2015

A cidade do Porto foi convidada a participar na quinta edição do "Smart City Expo World Congress", um evento internacional que está a decorrer em Barcelona esta semana, de 17 a 19 de novembro, no Centro de Exposições Gran Via.


O encontro reúne representantes internacionais de instituições académicas, centros de pesquisa, incubadoras, investidores e conceituados especialistas e conhecedores de temáticas da chamada sociedade inteligente, nas áreas da tecnologia, governação, energia, mobilidade e cidade sustentável.


Para além do Porto participam mais de trinta municípios europeus e mundiais, que implementaram a iniciativa "Open & Agile Cidades Inteligentes" (OASC), uma plataforma Smart City desenvolvida pela FIWARE.


O objetivo da "Open & Agile Cidades Inteligentes" é criar um mercado inteligente, sustentado no conceito de uma cidade aberta com base nas necessidades urbanas, particularmente em relação à interoperabilidade. Integrado numa API de simples acesso digital, a plataforma engloba modelos de dados abertos. A API (NGSI), implementado pela FIWARE está direcionada para fornecer, de forma simples, a recolha, publicação, consulta e subscrição de informações sobre o que acontece na cidade em tempo real.


Ao adotar o FIWARE, o Porto assume o compromisso de transformar a cidade num motor de crescimento e bem-estar através da inovação, possibilitando aos residentes o livre acesso ao mundo digital como nunca antes conseguido.


A Ubiwhere, empresa de software de portuguesa e parceira da FIWARE, foi a responsável por esta instalação da plataforma no Porto, que permite um acesso fácil a todos os dados recolhidos pelas diferentes plataformas de sensores disponíveis na Invicta como UrbanSense, VideoSensing e One.Stop.Transport.


Recentemente o Porto organizou uma competição (Hackacity) com o objetivo de criar várias aplicações urbanas em cima da plataforma FIWARE, que fornece  dados de cuidados de saúde para monitorar radiações UV, um aplicativo de turismo que sugere itinerários alternativos de lugares para visitar com base na entrada de usuários, e uma plataforma de recolha de informações sobre o Porto.


Especificamente, a Plataforma UrbanSense foi desenvolvida no âmbito do projeto financiado pelas Future Cities, numa parceria entre a Universidade do Porto e a Câmara do Porto e que visa a criação na cidade de um Centro de Competência. A Plataforma UrbanSense recolhe dados ambientais a partir de setenta unidades de sensoriamento instalados na cidade.


A plataforma FIWARE também integra dados de mobilidade fornecidos por mais de duzentos veículos da frota do município que funciona como um scanner de mobilidade em larga escala.


Todos esses dados são disponibilizados através do nó FIWARE implantado na cidade, testado já em várias aplicações verticais usadas pelo Centro Gestão Integrado.

 

+Info: www.smartcityexpo.com