Sociedade

Porto participa na maior feira de tecnologia da China

  • Notícia

    Notícia

Rui Moreira participou ontem na principal feira de tecnologia da China - a

21.ª China Hi-Tech Fair - que abriu no Centro de Exposições e Convenções de Shenzhen e se prolonga até 17 de novembro.

Trata-se de um dos maiores eventos mundiais de tecnologia, tendo o presidente da Câmara do Porto, que está em Shenzhen a convite da cidade chinesa, dedicado especial atenção às novas soluções para a gestão de cidade. Em particular, conheceu novas tecnologias dedicadas à segurança, como robôs que podem fazer trabalhos perigosos, como intervenção em incêndios e catástrofes ou atuar em situações de emergência; dispositivos de videovigilância avançados; plataformas de gestão de tráfego e transportes públicos; de gestão urbanística; etc.

Tendo como tema "Invigorating the Greater Bay Area through Opening-up and Innovation" (Revitalização da área da Grande Baía através da abertura e inovação), a feira atraiu mais de 3.300 expositores chineses e estrangeiros, além de mais de 500 mil visitantes de mais de 100 países e regiões.

O evento cobre todos os setores da alta tecnologia, incluindo inteligência artificial.

Além dos gigantes da tecnologia oriundos de 44 países, estão presentes ou representadas mais de 100 universidades de todo o mundo, além de mais de 3.000 empresas, 200 instituições e 20 centros de investigação.

Antes de visitar a feira, Rui Moreira encontrou-se com o presidente da Câmara de Shenzhen, cidade com cerca de 20 milhões de habitantes que é já uma referência mundial em smartcities e na aplicação da tecnologia a favor da qualidade de vida dos cidadãos.