Proteção Civil

Porto organiza competição de equipas de salvamento

  • Notícia

    Notícia

#fib_simulacro_de_incendio_16.jpg

A cidade acolhe neste fim de semana o IV Meeting de Equipas de Salvamento em Meio Urbano (MESMU), organizado pelo Batalhão de Sapadores Bombeiros e que traz ao Porto agentes de proteção e socorro portugueses e estrangeiros. A vertente competitiva integra a simulação de técnicas de resgate em diversos locais da zona histórica. 

A iniciativa, que decorre de 5 a 7 de abril, tem como principal objetivo a partilha de conhecimento e experiências entre as diversas equipas, no que respeita às boas práticas de salvamento.

A receção aos participantes acontece já amanhã, sexta-feira, dia reservado à verificação de todo o material necessário para a participação nas provas.

Mas o ponto alto do IV MESMU - que tem posto de comando na Avenida dos Aliados - acontece no sábado, 6 de abril, com a "Competição de Técnicas de Resgate em Seis Cenários", que decorrerá em zonas distintas da cidade. Neste desafio, as equipas participantes terão de demonstrar capacidade técnica para executar o resgate de vítimas em diferentes situações simuladas.

No terceiro e último dia do encontro (domingo), as provas continuam na Avenida dos Aliados, desta feita com manobras de resgate em que serão aplicadas "Técnicas de Progressão Vertical - (TPV)".

Estas ações, realizadas maioritariamente ao ar livre, podem ser acompanhadas pela população, desde que respeitados os perímetros de segurança estabelecidos nos locais, desde logo, na Avenida dos Aliados, mas também nos Jardins do Palácio de Cristal ou no Batalhão de Sapadores Bombeiros (Rua da Constituição).