Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Semana Europeia da Juventude
04-05-2015

De 4 a 9 de maio, Portugal é palco de mais de 120 eventos promovidos no âmbito da "Semana Europeia da Juventude" - iniciativa impulsionada pela Comissão Europeia, e promovida, em Portugal, pela Erasmus+ Juventude em Ação.


O evento, que decorre simultaneamente em 33 países, procura demonstrar aos jovens portugueses as oportunidades que uma experiência internacional pode oferecer e os apoios a que podem recorrer. O arranque da iniciativa aconteceu esta manhã na Fundação da Juventude, no Porto, e contou com as presenças de Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto e Juventude, e Pedro Couto Soares, diretor da Agência Erasmus+ Juventude em Ação, organismo responsável pela área da Juventude do programa Erasmus+ em Portugal.


Amanhã, terça-feira, 5 de maio, 10 jovens portugueses rumam a Bruxelas para, juntamente com 600 colegas europeus, de 40 nacionalidades, defenderem 12 projetos desenvolvidos durante os Ideas Lab e que têm como objetivo criar novas oportunidades para os jovens europeus. A criação de um centro de Inovação para o Emprego na Europa e o desenvolvimento de projetos que envolvam os jovens nas questões europeias são apenas duas das ideias que serão apresentadas no Parlamento Europeu.


Os projetos estarão a votação, a nível europeu, sendo que os melhores serão posteriormente enviados aos comissários europeus que avaliarão a possível implementação. A votação está disponível em European Youth Portal


 

Eventos decorrem em todos os distritos e nas ilhas


As 120 ações da "Semana Europeia da Juventude" decorrem em todos os distritos e regiões autónomas do país, com especial enfoque para o interior, que oferece menos oportunidade para a população jovem.


Durante uma semana, os participantes têm a oportunidade de participar em centenas de workshops, debates, sessões de esclarecimento e encontros de jovens que darão a conhecer os objetivos do programa Erasmus+.


O encerramento da "Semana Europeia da Juventude" - marcado para sábado, 9 de maio, em Lisboa - integra as celebrações do Dia da Europa, a decorrer no Centro Cultural de Belém.