Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto levou à Qualifica as estratégias para o Ensino, Formação e Emprego
06-03-2018

A 11.ª Qualifica foi um palco privilegiado para a exposição das estratégias e ações da Câmara do Porto destinadas aos jovens da cidade. Em stand próprio, o Município levou ao certame, na Exponor, as suas unidades orgânicas que respondem aos desígnios para o Ensino, a Formação e o Emprego.
Desta presença na feira fica um balanço muito positivo: ao longo de quatro dias, foi possível partilhar com o público-alvo o que a autarquia está a realizar, sendo de assinalar a forte adesão das comunidades estudantis ao programa que animou o stand municipal. 

Manifestando a confluência de protagonistas e parceiros que trabalham com a Câmara, o espaço expositivo permitiu mostrar o que está a ser feito em termos de Educação, Juventude, Desenvolvimento Social, promoção da Empregabilidade, atração de Investimento e valorização do Talento. Pela congregação de vários pelouros com responsabilidade nestas áreas, foi possível apresentar um conjunto diversificado de atividades e apresentações.

Da programação fez parte a apresentação da oferta formativa de vários agrupamentos e escolas (Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano; Escola Artística Soares dos Reis; Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho; Agrupamento de Escolas do Cerco; Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo).
À componente informativa associou-se a animação, destacando-se os momentos musicais protagonizados por alunos do Conservatório de Música do Porto, a Tuna de Tecnologia de Saúde do Porto e, na sessão de encerramento, a Orquestra Juvenil da Bonjóia.

O espaço do Município foi ainda palco de interação de diferentes atividades desenvolvidas por parceiros, como a U.DREAM, a Associação Académica da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a Associação Juvenil Transformers ou os Ecoclubes.

A par da mostra de projetos e iniciativas, deu-se voz a alguns participantes que, na primeira pessoa, deixaram testemunhos sobre o impacto destas experiências na construção dos seus projetos de vida.

Este ano inspirado pela sustentabilidade ambiental, sob o lema "Love the Planet", a Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego voltou a chamar milhares de jovens do terceiro ciclo, ensino secundário e superior, convidando-os a descobrir as oportunidades para estudar no estrangeiro ou conhecer a oferta de escolas, universidades e politécnicos. Jogos, concursos e desfiles foram exemplos de atividades complementares que, durante quatro dias e de forma recreativa e criativa, mostraram também horizontes ao público jovem.