Cultura

Porto lança homenagem a Fernando Echevarría no dia em que o poeta faz 90 anos

  • Notícia

    Notícia

#dr_fernando_echevarria.jpg

A cidade do Porto vai homenagear Fernando Echevarría com a inauguração de uma exposição a 26 de fevereiro, dia em que o poeta perfaz 90 anos de idade e em que irá ser agraciado com a Medalha de Mérito Cultural.

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal, foi o local escolhido para a entrega da medalha pela ministra da Cultura e também para receber a exposição bibliográfica "Folhas de Poesia - nos 90 anos de Fernando Echevarría", a partir das 10,30 horas.

Como salienta o Ministério da Cultura, a homenagem visa reconhecer "o inestimável trabalho de uma vida dedicada à poesia e à escrita, difundindo a língua e a cultura portuguesas, ao longo de mais de 60 anos". Trabalho esse que a Câmara do Porto distinguiu já em 2008 e que agora retrata na exposição, cujo título é inspirado numa das revistas literárias em que o poeta publicou um dos seus primeiros poemas.

Ao passar a entrada de "Folhas de Poesia - nos 90 anos de Fernando Echevarría", o visitante encontrará exemplares da principal bibliografia ativa e passiva do autor, revistas literárias dos anos de 1950 e 1960, referências a prémios e homenagens, entre os quais a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade do Porto (2008).

Destacam-se igualmente alguns manuscritos do acervo da Biblioteca Pública Municipal do Porto, bem como o primeiro livro de poemas, "Entre Dois Anjos" (1956), e o mais recente, "Via Analítica" (2018). Está também exposto o conjunto de gravuras (gaufrage) de Flor Campino, que ilustram a obra "Ritmo Real" (1971).

No final do percurso, é possível requisitar algum dos livros de poemas de Fernando Echevarría, que a Câmara do Porto tem à disposição nas suas bibliotecas.

"Folhas de Poesia - nos 90 anos de Fernando Echevarría" ficará patente ao público até 26 de março, com entrada livre.

Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e três vezes Grande Prémio de Poesia APE/CTT (1981, 1991 e 2009), Fernando Echevarría foi também duplamente distinguido com o Grande Prémio de Poesia do P.E.N Clube Português (1982 e 1999), com o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava, o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, o Grande Prémio de Poesia Inasset/INAPA, o Prémio Eça de Queiroz, o Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes, o Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, o Prémio D. Diniz e o Prémio Correntes d'Escritas/Casino da Póvoa.

//

Biblioteca Municipal Almeida Garrett

2.ª feira - 14h/18h

3.ª a sáb. - 10h/18h

Fecha aos domingos e feriados