Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto já tem uma casa dedicada à inovação
07-12-2016

O Porto já tem um espaço dedicado à inovação, o Innovation Hub, situado mesmo ao lado da Câmara do Porto, no edifício dos correios.


Ao longo dos próximos três meses, esta nova casa vai acolher exposições, debates e workshops de empresas, com o objetivo de aproximar a inovação do cidadão.


Rui Moreira esteve presente na inauguração e sublinhou que "a inovação não é apenas tecnologia e é fundamental que a nossa cidade seja desenvolvida com o contributo de todos".


O autarca lembrou ainda que a criação deste espaço foi uma proposta de Filipe Araújo, atual vereador da Inovação e Ambiente, inscrita no manifesto eleitoral da sua candidatura, há três anos.


Filipe Araújo referiu que este espaço foi concebido por uma empresa do Porto, a Fahr 0213, e explicou que está dividido em três salas - uma exposição permanente, uma exposição temporária e um auditório.


A primeira sala é, segundo o vereador, "uma viagem pelo Porto inovador" que se materializa num vídeo interactivo, produzido pela Gema Digital, com diversos projetos criativos, espalhados pela cidade.


A exposição principal, dedicada à arquitetura paisagística do parque da cidade, está patente no centro da sala. Sidónio Pardal, autor do projeto do parque, marcou presença nesta iniciativa e considerou que "o Porto Innovation Hub é um espaço funcional e criativo", elogiando a atitude visionária de Ezequiel Campos, ao criar um parque da cidade.


Esta casa conta ainda com uma sala de reuniões, que pode ser utilizada gratuitamente, mediante marcação prévia, por todos os cidadãos, empresas e instituições que "queiram reunir com os seus clientes num lugar diferente", como referido pelo vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo.


O antigo reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, foi convidado para coordenar o programa de atividades do Porto Innovation Hub e afirmou que "o Porto tem ainda um longo caminho a percorrer, sendo esta uma iniciativa importante para a mudança de atitudes."


Com este espaço, a inovação está agora mais próxima dos cidadãos e funciona como agente transformador da cidade.


O Innovation Hub oferece à cidade um laboratório vivo para o fortalecimento do ecossistema de inovação e criatividade.