Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto empreendedor apresentou ontem 16 Desafios para a cidade
07-10-2015

Ontem, foram apresentados os "Desafios" propostos pelos portuenses e convidados todos os empreendedores a procurar soluções que tragam respostas concretas a estas questões.

 

Como é que a tecnologia pode melhorar a cidade? Após o desafio aos habitantes do Porto para que apresentassem questões, agora o convite é à escala global e pretende encontrar respostas, por parte das startups e empreendedores tecnológicos.

 

O Desafios Porto. pretende tornar a cidade do Porto num laboratório vivo. A segunda fase do processo arrancou dia 6 de outubro, data em que a Câmara do Porto apresentou os desafios finais e abriu portas à procura de soluções, que irá decorrer até 15 de novembro.

 

Da primeira fase surgiram mais de 300 desafios e deste número foram selecionados apenas quatro para cada uma das quatro categorias: Saúde e bem-estar, Energia, Cidade Digital, Mobilidade e Ambiente.

 

O foco do Desafios Porto. é promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas que consigam dar respostas inovadoras e escaláveis aos desafios selecionados, ou seja, desenhar soluções que vão ao encontro de anseios reais manifestados pela população.

 

Esta simbiose entre desafios e soluções tem como objetivo tornar-se num forte impulso ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo da cidade e potenciará o Porto como uma cidade de inovação e criatividade à escala nacional e internacional.

 

Na avaliação e escolha do vencedor serão tidos em conta critérios como o impacto que a solução proposta terá na cidade, a sua capacidade de replicação noutros locais e, também, o impacto que terá na empresa vencedora.

 

Cada solução/área de intervenção irá ser financiada até 50 mil euros, assumidos pela Câmara do Porto, EDP, NOS e CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, além de um apoio de consultoria até aos 12.500 euros por projeto, cedidos pela Ernst & Young.

 

O Porto firma assim a sua posição na dianteira da inovação à escala urbana com um forte impulso para o desenvolvimento económico.

 



Mais informações sobre este projeto disponíveis online em "Desafios Porto."


No documento em anexo, pode consultar a informação acerca dos 16 desafios selecionados e apresentados ontem.


Vídeos de apresentação do projeto "Desafios Porto." (em português e inglês):